sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MESTRADO MATEMÁTICA

                                                                              

Mestrado Profissional para Professores de Matemática

Abertas 1,5 mil vagas gratuitas para curso de mestrado em matemática
O curso de Mestrado Profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de matemática está com inscrições abertas até o dia 26 de outubro. São oferecidas 1.525 vagas em todo o país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Cada polo do programa destina 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica.
A especialização stricto sensu é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, e destina-se a professores de matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas. Ele será coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB.
Os interessados em concorrer às vagas terão que passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, no dia 26 de novembro, às 13h. A avaliação tem questões objetivas e discursivas com duração máxima de quatro horas. A taxa para inscrição é de R$39,00.
Os aprovados, segundo o edital do Exame Nacional de Acesso, devem apresentar contracheque ou declaração da Secretaria de Educação, estadual ou municipal, ou ato de nomeação publicado no Diário Oficial do Estado ou Município. Além disso, os selecionados precisam apresentar declaração do diretor da escola, com firma reconhecida, de que estão no exercício da docência de matemática no ensino básico.

Para mais informações, consulte o edital no site clicando aqui. Para se inscrever o candidato deve acessar o
site.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PRÉ- MATRÍCULA COMEÇA HOJE !! (20/10)

Educação Pré-matrícula na rede estadual começa no dia 20
                                                                                
                                                                          
Inscrições deverão ser feitas pelo site Matrícula Fácil
Os alunos interessados em estudar na rede pública estadual devem ficar atentos. De 20 de outubro a 30 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação dará início ao período de pré-matrícula para o 6º ano do Ensino Fundamental regular e Fase VI do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; 1ª série do Ensino Médio regular; Fase I do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; e 1ª série do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral). As inscrições deverão ser feitas pelo site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/.

Poderão participar candidatos oriundos da rede pública (Federal, Estadual e Municipal) e privada, bem como os que desejam retornar à vida escolar. Somente poderão ser matriculados no Ensino Fundamental para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 15 (quinze) anos completos ou a completar até 31/01/2012, e no Ensino Médio para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar até 31/01/2012.
No ato da inscrição na Pré-Matrícula, os interessados deverão fornecer as seguintes informações: nome completo do candidato; data de nascimento; sexo; estado civil; nacionalidade; naturalidade; endereço completo, inclusive o CEP; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço eletrônico, se possuir; número da carteira de identidade do candidato, se possuir, órgão expedidor; CPF do próprio, se possuir; nome da mãe e do pai ou responsável legal; CPF do responsável; certidão de nascimento ou casamento: data de nascimento, livro, folha, termo, registro, município onde foi lavrada e a unidade federativa do cartório; declarar se é pessoa com deficiência; em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento; série pretendida; cadastrar, no mínimo, duas opções de escolas, desde que escolha mais de um turno, em pelo menos uma unidade escolar; escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado.
A ordem da inscrição efetuada na internet não será considerada na alocação do aluno, prevalecendo os critérios determinados pela Secretaria de Educação. A distribuição de vagas será feita observando-se a disponibilidade física de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado por cada escola e considerando também os seguintes critérios: preferência à pessoa com deficiência, conforme estabelecido no art. 54, III do Estatuto da Criança e do Adolescente; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, conforme previsto no art. 227 da Constituição Federal; permanência na Rede Pública de Ensino; proximidade da residência, conforme estabelece o art. 53, V do Estatuto da Criança e do Adolescente; em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.
A partir do dia 20 de dezembro de 2011, o resultado da pré-matrícula será divulgado no site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/ e através de e-mail, desde que devidamente cadastrado no momento da inscrição.
O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares, vinculadas à Secretaria de Educação, que desejam permanecer na mesma unidade escolar no ano letivo de 2012, será de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2011.

Calendário

20/10/11 a 30/11/2011 Pré-Matrícula: para os interessados

20/12/2011

Relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na INTERNET – www.matriculafacil.rj.gov.br

20/12/2011 Divulgação da alocação via e-mail válido

03/01/2012 a 13/01/2012 Confirmação da reserva de vagas para o 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio e Matrícula para as demais séries

DEZ MINUTOS CONTRA A DENGUE

Secretarias lançam a campanha “Dez Minutos contra a Dengue” na rede estadual.

                                                                               
Ação incentiva alunos a adotarem medidas de combate aos focos do mosquito transmissor na escola e em casa.
As Secretarias de Estado de Educação e de Saúde lançaram, nesta quarta-feira (19/10), a campanha “10 Minutos contra a Dengue” na rede estadual de ensino. Para o evento, foram convidados 92 secretários municipais de Educação e diretores regionais pedagógicos do estado do Rio de Janeiro. Os secretários Wilson Risolia e Sérgio Côrtes prestigiaram a cerimônia.
A campanha “Dez Minutos contra a Dengue” tem o objetivo de incentivar gestores, professores, alunos e familiares a adotarem práticas rotineiras de combate aos possíveis focos do mosquito transmissor nas escolas. A comunidade escolar também está mobilizada a participar do que está sendo chamado de “Operação Dever de Casa”, que pretende levar para dentro de suas residências as lições dos “10 Minutos Contra a Dengue” aprendidas nas escolas.
- Temos mais de um milhão de alunos na nossa rede. Com essa ação preventiva compartilhada, entre as duas Secretarias, podemos criar a figura do guerreiro mirim para diminuir o risco de uma epidemia maior -, disse Risolia.
O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, enfatizou a importância da parceria com a Seeduc no combate à dengue.
- Tenho certeza que essa parceria fará uma grande diferença no verão que se aproxima. Só com o apoio da educação podemos mudar o hábito das pessoas -, enfatizou Côrtes.
A dengue é um dos piores problemas de saúde pública do mundo, com 500 mil óbitos registrados em diversos países. As epidemias podem ser explicadas pelo aumento da população em áreas urbana, o abastecimento irregular de água e a produção em execsso de lixo nas cidades
A coordenadora de Educação Ambiental e Saúde na Escola, Deise Keller Cavalcante, da Secretaria de Estado de Educação, enfatizou que a rede pública de ensino, através de seus marcos legais que orientam as diretrizes da escola, tem o compromisso de promover ações de cidadania na rede.
- Nós também temos o dever de sensibilizar e mobilizar a comunidade do entorno da escola. Vamos realizar atividades nas ruas, bairros e municípios –, completou Deise.
No evento, foram apresentados exemplos de várias experiências positivas que já estão sendo promovidas pelas escolas da rede estadual de ensino no combate à dengue. A secretária de Educação de Volta Redonda, Therezinha Santos Gonçalves, falou sobre a ação “Volta Redonda unida pela vida contra a dengue”.
- A população de Volta Redonda, que foi uma das cidades mais afetadas pela epidemia da dengue, se engajou na ação. Tivemos o apoio dos familiares e dos alunos das redes estadual, municipal e particular. Produzimos um formulário cujo objetivo era fazer com que os alunos trouxessem informações sobre a existência de possíveis focos do mosquito nas residências. A ação foi um sucesso. Tivemos o retorno de 60.000 formulários -, disse Therezinha.