quinta-feira, 26 de abril de 2012

É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE


Conselho de Classe.

                                                                   
                                                      Como definir a melhor estratégia

Melhorar a relação em sala de aula, ajudar alunos com maior dificuldade, trocar experiências, angústias e opiniões. Esses são os objetivos do Conselho de Classe realizado periodicamente nas escolas. Para uma reunião bastante produtiva, é importante que se leve em conta a opinião de todos. O espaço de debate tem como meta encontrar soluções para os problemas decorrentes do dia a dia nas instituições e melhorar o rendimento dos alunos. Cabe à escola discutir as formas de participação neste Conselho, de modo que a opinião da maioria seja garantida.
Mais do que apenas uma reunião, o Conselho de Classe é um medidor de ensino. Através dele, é possível saber o que está dando certo ou errado em sala de aula e compreender métodos de ensino e avaliação que podem não estar sendo eficientes. Nesse Especial você poderá conferir dicas de como fazer com que o Conselho seja mais eficiente e atraente para todos.



Quer saber mais sobre o Conselho de Classe?

Conselho de Classe: como definir a melhor estratégia

Fonte: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais.asp

CONSELHO DE CLASSE

A data do Conselho de Classe foi alterada para 07 de maio



                                                                        
A Secretaria de Estado de Educação comunica que a data do Conselho de Classe, que seria 27 de abril (sexta-feira), foi alterada para o dia 07 de maio. A mudança ocorreu devido à troca nas datas de aplicação da Avaliação Diagnóstica Bimestral – Saerjinho, que é um dos instrumentos obrigatórios do desempenho de todos os alunos.

Evento: Conselho de Classe

Data: 07 de maio de 2012

Período de Lançamento de Notas no Sistema Conexão Educação – Professores e Diretores - de 07/05/2012 a 18/05/2012

Sendo assim, a Seeduc informa que o dia 27 de abril será letivo, com atividades, não cabendo suspensão das aulas, o que ocorrerá na nova data fixada acima para a realização do Conselho de Classe.

Fonte: página da seeduc





quarta-feira, 25 de abril de 2012

05 DE MAIO DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

                                                               


No próximo dia 05/05 estaremos recebendo alunos, pais de alunos para o encontro da família na escola que traz o lema: “Um dia para você dividir responsabilidades e somar esforços”. Será realizado como estratégia de reforço à importante presença da família na escola. Elas irão discutir o rendimento escolar do filho e a própria administração escolar. Trata-se de um instrumento simbólico que tem a finalidade de aproximar a comunidade da escola, integrando-as.
As sugestões  falam em atividades de visita por um período de três horas, com a proposição de se planejar um momento em que pais e professores meditem a escola de ontem, a escola de hoje, contando passagens de suas vidas de estudantes, como eram, como se sentiam enquanto alunos e que lembranças trazem da escola.


O da Família na Escola não é uma ação isolada; faz parte de um conjunto de atos previstos no próprio Regimento Escolar, quando fala, especialmente, do Conselho de Escola, sua instância maior de decisões, em que a presença de pais é obrigatória, ou a Associação de Pais e Mestres.

Encontros da escola com a comunidade facilitam o conhecimento do bairro, das comunidades de base, pastorais ou sociais, das ONGs, das entidades cívicas. Esses encontros propiciam uma atualizada orientação pedagógica, que encaminha a aprendizagem para uma contextualização do currículo, a uma filosofia da educação que pede o desenvolvimento integral do aluno, o conhecimento de sua realidade de vida, de seu cotidiano, de seu ambiente familiar e social, de seus desejos e aspirações.

A presença dos pais na escola, além de colaborar com os múltiplos aspectos escolares, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar ao aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, fazer com que a aprendizagem se torne concreta.

Neste dia o Colégio Estadual João Pessoa oferecerá: Oficina de Pintura em Quadro, Confeccção de pães, Acesso ao Mundo Virtual com o tema "Eu estou na Net".
Teremos ainda professores e alunos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Universidade Universo orientando sobre postura correta e  apresentando alguns alongamentos que podemos fazer ao longo do dia evitando assim problemas de coluna, dores nas pernas e etc.
Os profissionais da área de odontologia de nossa escola farão uma exposição preventiva e a maneira correta do uso dos fio dental e ecovação que trazem a perfeita saúde bucal.

MODUS 19

                                                                                                                                                       
Na última quinta-feira, 19/04, aconteceu um treinamento no LIED do CEJP que reuniu diretores de muitas escolas para o terinamento do Modus 19.
O Sistema MODUS Educação é uma ferramenta criada para facilitar o gerenciamento dos processos e resultados da rede, pois utiliza um banco de dados centralizado, que permite o acompanhamento das informações, reduzindo consideravelmente a utilização de planilhas e sistemas paralelos de informação não integrados.



Está totalmente alinhado com o fluxo da GIDE;

Está alinhado com o Sistema Conexão;

Evita a redundância de dados;

Evita problemas com versões diferentes de planilhas;

Facilita a recuperação de informações;

Padroniza as informações;

Guarda Históricos das Informações;

Tem como objetivo:

Ajudar a rede a aplicar efetivamente a Gestão Integrada da Escola, melhorando a qualidade dos dados, das análises e das decisões;

Realizar o acompanhamento da parte estratégica, político e gerencial com maior rapidez e qualidade;

Direcionar a rede para o uso do método em todas as suas fases;

Permitir o acesso aos dados da rede consolidados ou individuais por escola em qualquer lugar onde haja um computador conectado à internet;

Utilizar as informações consolidadas por regionais e SEEDUC para direcionar a elaboração de projetos, políticas, ações e tomada de ações corretivas em tempo hábil, tudo baseado em fatos e dados.







                                                                            
                                                                           
                                                                     

terça-feira, 17 de abril de 2012

Seeduc realiza contratação temporária de professor

                                                                              
A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial da última sexta-feira (13/04), a resolução que estabelece os procedimentos a serem adotados na contratação temporária de até 2.085 professores. Desses, 2 mil irão atuar nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, e 85 nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A Seeduc ressalta que a seleção contemplará as disciplinas em que não há mais profissionais de concursos anteriores a serem chamados e suprirá as carências ocasionadas por afastamentos temporários e/ou licenciamento de professores efetivos. Além disso, visa a criar um cadastro para as disciplinas em que ainda há profissionais a serem convocados, mas em número insuficiente, para que Secretaria possa fazer as convocações de acordo com a necessidade.
As inscrições estão abertas e prosseguirão até as 23h59 do dia 22 deste mês (para os docentes II) e até o término do ano letivo de 2012 (para os docentes I), no site da Seeduc. Os interessados terão que preencher a ficha de inscrição e informar o seu currículo.
De acordo com as resoluções, os candidatos deverão realizar apenas uma inscrição, com CPF próprio, sendo desclassificado quem se inscrever com documentos de terceiros.


Confira aqui as resoluções:


- Diário Oficial - Página 13

- Diário Oficial - Página 14


Acesse abaixo:

- Ficha de Inscrição


- Consulta do candidato a ficha de inscrição

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Inscrições abertas para a 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

                                                                             

Até o dia 12 de junho, os professores da rede podem inscrever os trabalhos dos seus alunos na 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), no site www.olimpiada.fiocruz.br. Participam do projeto estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 4ª série do Ensino Médio – incluindo os ensinos Profissionalizante e de Educação de Jovens e Adultos –, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

Trata-se de um projeto educativo que busca estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas brasileiras, incentivando professores e alunos a produzirem trabalhos relacionados à saúde, meio ambiente e qualidade de vida.
Em sua 6ª edição, o projeto já acumulava mais de dois mil professores participantes e mais de três mil projetos inscritos, que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens, projetos de reciclagem e muitas outras possibilidades.
A contextualização do tema, clareza dos objetivos, valorização do conhecimento científico e os impactos dentro e fora da sala de aula são alguns dos itens avaliados pelas comissões avaliadoras. Estas são compostas por pesquisadores e especialistas nas áreas da Olimpíada. Cabe às comissões indicarem, por região, os destaques de acordo com as categorias e modalidades.

Para mais informações, acesse o site www.olimpiada.fiocruz.br.

Atenção! Atenção!!!

                                                           Edital de Convocação
                                                                                                                               
Pelo presente Edital, a AAE do Colégio Estadual oão Pessoa convoca a Comunidade Escolar (alunos, pais ou responsáveis, professores e pessoal de apoio) a comparecer à Assembléia Geral Extraordinária no dia 19 às 18 horas, na Sala de Multimídia desta Unidade Escolar, a fim de tratar da alteração do Estatuto Padrão da AAES ( Resolução 39999) em cumprimento ao que estabelece o Art. 27 do Inciso I do estatuto da Associação de Apoio a escola, em vigor.

Contamos com a sua presença.

Fique por dentro

Professores da rede já podem se inscrever para o programa Missão Pedagógica no Parlamento.

                                                                   
Já estão abertas as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento, que será realizado de 20 a 24 de agosto de 2012, em Brasília. Para participar, o professor deve atuar nos ensino fundamental e/ou médio. É necessário apresentar relato de uma experiência pedagógica na qual tenha abordado os temas de democracia, cidadania, política e/ou poder legislativo com seus alunos.

O principal objetivo do programa é oferecer aos professores formação em educação para democracia. As inscrições podem ser feitas até dia 14 de maio de 2012, pelo site http://www.camara.gov.br/edulegislativa.
Ao todo, 54 professores de todo o Brasil serão selecionados para participar de uma intensa semana de formação. Na capital brasileira, terão oportunidade de aprender e socializar saberes e práticas sobre como fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, participarão de módulos a distância.


Objetivos específicos do programa:

- Criar uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância de inserir a democracia nas práticas pedagógicas das escolas brasileiras;

- Fornecer aos professores subsídios didáticos que contribuam para a inserção de temas relativos à democracia e à cidadania no cotidiano escolar;

- Criar um banco de projetos pedagógicos na área de educação para democracia, a ser disponibilizado para a sociedade;

- Contribuir para o fortalecimento da imagem institucional da Câmara dos Deputados como guardiã e defensora da democracia brasileira, ressaltando seu papel institucional de promotora da democracia.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Projeto "Literatura Poética"

Projeto "Literatura Poética" abre inscrições

                                                                 
                                                                 
Podem participar docentes de Linguagens e Códigos, e de Ciências Humanas

Estão abertas, até o 16/04, as inscrições para o Projeto “Literatura Poética”, uma iniciativa da Seeduc, em parceria com a Companhia das Letras. A ação é formada por workshop de capacitação seguido de concurso para alunos e professores, com premiação nas categorias texto (poesia), imagem e música. Podem participar docentes de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física) e de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Os interessados devem enviar, para o endereço eletrônico poesia@educacao.rj.gov.br, os seguintes dados: nome completo, unidade escolar de lotação, endereço da unidade escolar, matrícula na rede estadual, disciplina que leciona, série e/ou ano de escolaridade em que leciona, endereço residencial, e-mail e dois telefones de contato.
O workshop de capacitação “A literatura poética de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade” acontecerá no dia 10 de maio, na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 314 - 4º andar, Centro - Rio de Janeiro), das 8h às 17h e 30. Na abertura, haverá conteúdos sobre os autores e obras e uma parte prática sobre o ensino de sua poesia.
Além do material de apoio ao workshop, serão distribuídos aos participantes exemplares das obras de Vinícius de Moraes e de Carlos Drummond de Andrade, além de bolsa, bloco e lápis. Também será emitido certificado de participação aos presentes.

As vagas são limitadas. A ordem de inscrição será usada como critério para a seleção. Mais informações pelos telefones 2333-0712 e 2333-0546 (Milena Soares).

segunda-feira, 9 de abril de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL

O 4° ano do curso de formação de professores do C.E João Pessoa utilizou o Lied para pesquisa em sites e blogs que fizessem referência a assuntos pertinentes a Educação Infantil.
A ideia é que eles pesquisassem o maior número possível de informações que transitassem pelo ECA, LDB e trabalho infantil.
Depois de dado esse 1° passo deveriam montar um seminário- que está acontecendo agora- apresentado no auditório sobre a batuta da professora de Conhecimento Didático Pedagógico de Educação Infantil, Laércia Barreto Paes.
As alunas deram um show de conhecimento e maturidade, dominando com entusiasmo os temas sugeridos.


A professora Laércia fazendo a sua avaliação sobre a apresentação das meninas. Sucesso total!!!                                                                                     
                                                                                   

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Saerjinho terá início em abril

                                                                    

Alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da avaliação

O Sistema de Avaliação bimestral Saerjinho terá início no próximo mês, e ajudará a Secretaria de Estado de Educação a elaborar medidas para melhorar o processo de ensino na rede estadual. As provas serão aplicadas em duas datas: 25 de abril (Língua Portuguesa e Matemática) e 26 de abril (Ciências, para 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e Química, Física e Biologia, para o Ensino Médio, Ensino Médio Integrado e Curso Normal). As avaliações foram organizadas de acordo com a Matriz de Referência do Saerjinho, contemplando, além dos pré-requisitos necessários para os anos/séries avaliados, as competências e habilidades previstas para o 1º bimestre.

Todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio participam bimestralmente da prova. Assim, tanto a Seeduc quanto professores e alunos podem saber de maneira mais precisa onde estão as maiores dúvidas e utilizar os resultados como ferramenta para pedagógica.
Com o Saerjinho, os professores da rede saberão com mais rapidez como anda o aprendizado de seus alunos e em que áreas eles têm mais dificuldades, de modo a poder prepará-los melhor. Além disso, a prova será útil para que os educadores possam elaborar estratégias pedagógicas para melhor alcançar as metas da escola no final do ano."



Confira aqui as matrizes de referência do Saerjinho 2012

EM CENA: A SÉTIMA ARTE

                                                                           
Inscrições abertas para oficinas videointeratividade


“O Cinema Para Todos é um Programa do plano estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e uma realização da Secretaria do Estado de Cultura e da Secretaria do Estado de Educação em parceria com o ICEM – Instituto Cultura Em Movimento, visando estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual de ensino às salas de cinema”.
Realizada pela Praga Conexões, as oficinas são voltadas para alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos das unidades escolares da rede estadual localizadas nos 27 municípios onde o Cinema Para Todos atua*.

O objetivo das Oficinas Videointeratividade é introduzir a prática da produção audiovisual na escola, ampliando a sensibilidade estética e o poder de comunicação de jovens e educadores. O conhecimento adquirido durante as Oficinas será contextualizado à prática pedagógica da unidade escolar.
Serão selecionadas 03 (três) unidades escolares de cada município. Segue, abaixo, o passo a passo para inscrição e participação:

1) Cada unidade escolar poderá participar com 8 (oito) alunos e 01 (um) professor;

2) A inscrição na Oficina é responsabilidade do professor, sendo necessária a autorização do diretor e sua concordância com o regulamento em anexo;

3) Os interessados responderão ao questionário (vide abaixo) e o enviarão para o e-mail oficinas@pragaconexoes.com até o prazo máximo de 16 de abril de 2012;

4) Dentre as 03 (três) unidades selecionadas em cada município será elegida uma para sediar a Oficina VideoInteratividade;

5) A Oficina VideoInteratividade tem carga horária de 40 horas, dividida ao longo de duas semanas, sendo 4 (quatro) horas diárias de 2ª à 6ª feira;

6) Os participantes receberão materiais didáticos – Apostila do programa, Livro e DVDs – e serão acompanhados à distância pela equipe das Oficinas até o final do presente ano letivo;

7) Durante a Oficina VideoInteratividade cada Unidade Escolar produzirá um vídeo de curta duração sobre temática de seu interesse, que posteriormente será disponibilizado ao público, pelo site do Cinema Para Todos –(http://www.cinemaparatodos.rj.gov.br/)

8) Os vídeos produzidos participarão de um concurso de premiação no mesmo site, e serão enviados a festivais de cinema no Brasil ao longo do ano.

Entre os resultados esperados pelas Oficinas VideoInteratividade, destacam-se:


• Desenvolvimento da habilidade de expressão dos alunos, em particular na linguagem audiovisual;

• Utilização da produção audiovisual como ferramenta do professor no processo ensino-aprendizado;

• Desenvolvimento da visão critica dos alunos em relação ao que consomem dos meios de comunicação;

• Participação mais ativa dos alunos na vida cultural da cidade e da escola;

• Realização de outros vídeos sobre/para a escola e a comunidade.


Em curso desde 2010, mais de 450 estudantes e 80 educadores já passaram pelas Oficinas. - confira os vídeos realizados e depoimento dos participantes em youtube.com/ofvideointerativdade


* Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus de Itabapoana, Búzios, Cabo Frio, Campos, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.


Acesse aqui os links do Formulário e do Regulamento.

Plataforma Freire: Inscrições abertas para formação de professores

                                                                                  
Professores podem se inscrever até dia 08 de abril 2012

A Plataforma Freire está com inscrições abertas para a formação inicial do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Os cursos disponíveis são:

• Cursos de primeira licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;

• Cursos de segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial;

• Cursos de formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na Plataforma Freire, na internet. Após a realização de todas as inscrições, a Seeduc fará o processo de validação de todos os que atenderem aos requisitos necessários, como estar inscrito em um curso da sua área de atuação. A formação é gratuita.

Confira o calendário:

• 19/03/2012 a 08/04/2012 - Período de pré-inscrição na Plataforma Freire

• 09/04/2012 a 23/04/2012 - Período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação estaduais e municipais

• 24/04/2012 a 08/05/2012 - Período de seleção dos alunos pelas IES

• 09/05/2012 a 23/05/2012 - Período de matrícula e inclusão dos matriculados na Plataforma Freire


Para fazer a sua inscrição entrar no link http://www.freire.mec.gov.br/


Dúvidas entrar em contato com Rafael ou Trícia / tel.: 23328884