quarta-feira, 30 de junho de 2010

NOSSOS ILUSTRES LEITORES

Nossos ilustres leitores

Citando o querido Mário Quintana ...

Das Utopias

Se as coisas são inatingíveis... ora!

não é motivo para não quere-las...

Que tristes os caminhos, se não fora

a mágica presença das estrelas!


Existem coisas que parecem tão pouco prováveis de acontecer que as classificamos como "impossíveis".
Uma grande impossibilidade é esperar que adolescentes se reunam numa roda de leitura em pleno século XXI. Em nossa escola esta "impossibilidade" tornou-se POSSÍVEL graças ao trabalho realizado pelas responsáveis de nossa Biblioteca, pelo trabalho incansável dos professores de Língua Portuguesa , das Coordenadoras Pedagógicas e da Direção.

Ultimamente podemos vislumbrar nossos alunos reunidos embaixo de frondosas árvores fazendo sabe o quê ? L-E-N-D-O.

São imagens impactantes.

Emocionantes.

Quintana tinha razão ... "Se as coisas são inatingíveis, não é motivo para não querê-las "...

Com vocês, alguns de nossos ilustres leitores ...


Ontem, 29/06,  alunos da turma 902 (turno da tarde) estavam reunidos embaixo de uma de nossas frondosas mangueiras ...





Da esquerda para a direita :

Daniel Soares - Turma 902, lendo O último dia de um condenado (Victor Hugo).

Aron Braga - Turma 902, lendo Jack Farrel e a Serpente Emplumada ( Jean Angelles).

Marcelo Cabral, Turma 902, lendo Irmãos Pretos ( Hannes Binder e Lisa Tetzner).

Nossa Biblioteca conta com um vasto acervo :



E este acervo será ampliado, já que fomos contemplados com a compra de mais livros no  IV Salão do Livro das Escolas Estaduais, ocorrido no  Centro de Convenções Sul América- Rio de Janeiro/RJ. Neste ano, a escritora Rachel de Queiroz foi a principal homenageada.

O Salão do Livro acontece anualmente e é uma iniciativa é da SEEDUC, em parceria com a Associação dos Representantes e Editoras do Estado do Rio de Janeiro (AREERJ) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Na foto abaixo temos uma das responsáveis pela nossa Biblioteca, a Professora Catarina Paes.



Antes de fechar este post gostaríamos de tecer mais uma observação ...

Conforme sabemos , o Estado de Alagoas encontra-se em situação de calamidade em decorrência de fortes chuvas destes últimos dias.
O Jornal O GLOBO de ontem (29/06/2010) trouxe uma reportagem  que nos leva a uma séria reflexão :

"VIDAS SECAS" NA LAMA DE QUEBRANGULO

Biblioteca de cidade de Graciliano é destruída

"QUEBRANGULO (AL) A biblioteca municipal de Quebrangulo leva o nome de Graciliano Ramos, o escritor e filho mais famoso da cidade. Ontem, diversos livros guardados nela estavam abandonados na rua, no meio da lama. Inclusive exemplares de "Vidas Secas", "São Bernardo" e "Memórias do Cárcere", de autoria de Graciliano. O morador Roberto Tenório olhava para os livros e se arrependia de não ter utilizado melhor a biblioteca enquanto o prédio ainda estava de pé:
- Sabe como é, a gente sempre vai deixando para depois ... - disse, pensativo, ao considerar a perda dos exemplares tão grave como a devastação nas casas de seus conterrâneos."


Não perca mais tempo ...

Não deixe para depois ...

Não há nada mais transformador do que o hábito da leitura ...

Faça parte do nosso time de leitores ilustres.

Equipe do Blog do Joãozinho

terça-feira, 29 de junho de 2010

CURSO DE INGLÊS GRATUITO !!!!!!

Curso de inglês totalmente 0800 !!!!!!!!!!!!!!!!


Você gostaria de aprender inglês, mas não tem tempo ou dinheiro para pagar um curso?

O site Inglês Curso é mais uma alternativa gratuita para quem pretende aprender a língua dominante. Com lições e conteúdo multimídia, esse é um serviço completo e que pode te dar aquela ajuda.
Nossa dica é :


Há links de dicionário online, ferramenta para tradução e pronúncia, tradutor online, uma atenção especial para a gramática e para o vocabulário.

No caso de dúvidas, você ainda pode contar com um e-mail de tutoria :


O que você está esperando ? Cadastre-se hoje mesmo e bons estudos !!!!

Hugs and kisses
With love,
Equipe do Blog do Joãozinho

quinta-feira, 24 de junho de 2010

CONSTRUIR E FAZER MANUTENÇÃO

CONSTRUIR E FAZER MANUTENÇÃO




O Laboratório de Informática do João Pessoa, ao qual chamamos de “Caixa Colorida da Criação”, encontra-se funcionando a todo vapor.

Mostramos nas fotos abaixo a grande transformação pela qual passou e aproveitamos para convidar todos os alunos que queiram deixar fluir suas idéias, riscos e rabiscos para fazerem parte de nosso BLOG.

Comente !!!

Faça postagens !!!

CONECTE-SE !!!

Seja mais um “desocupado” e venha fazer parte do BLOG DO JOÃOZINHO , ESSA PESSOA EM EDUCAÇÃO.

Esperamos por vocês para fazer a manutenção do nosso espaço, pois viver, amar e aprender é isso :

CONSTRUIR E FAZER MANUTENÇÃO

CONSTRUIR E FAZER MANUTENÇÃO

CONSTRUIR E FAZER MANUTENÇÃO

CONSTRUIR E FAZER MANUTENÇÃO

CONSTRUIR E FAZER MANUTENÇÃO

...

ESTAMOS CONECTADOS !!!!!!!!!!!!!!!

ESTAMOS CONECTADOS !






No dia 08 de junho de 2010, nossa escola recebeu a ilustre visita do Governador Sérgio Cabral. Na ocasião foi recebido por centenas de alunos e funcionários desta e de outras UE’s para a entrega dos laptops e das chaves dos ônibus escolares, entregues aos prefeitos da região.

Nossa escola passou por uma grande reforma nos últimos anos. Suas instalações encontram-se totalmente remodeladas e o Laboratório de Informática foi personalizado com uma belíssima plotagem pelas OT’s Adriana Medeiros e Tamara Cecília Gomes.

Recebemos , em nosso laboratório, a visita da Prefeita de São João da Barra e do nosso Supervisor do Sistema Conexão Antônio de Carvalho .

Quebrando todo o protocolo, o próprio Governador realiza as entrevistas :








Governador Sérgio Cabral entrevistando a diretora Jackeline


Ops ... um empurrãozinho básico na saída

Prefeitos da região recebendo os documentos referentes à entrega dos ônibus escolares


Da esquerda para a direita : as diretoras adjuntas Ana Beatriz e Márcia Valéria, Sérgio Menezes, a diretora geral Jackeline e Antônio de Carvalho


Nossa diretora geral Jackeline com a Senhora Rosana Juncá, Coordenadora Regional .




quarta-feira, 23 de junho de 2010

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE


Por : Adriana Medeiros

" No dia seguinte ninguém morreu."
José Saramago


Essa é a frase inicial do livro "As intermitências da morte". É o ponto de partida para a ampla divagação sobre a vida, a morte , o amor e o sentindo, ou a falta dele, da nossa existência.



A literatura contemporânea perdeu na tarde de sexta-feira (28 de julho) o grande, talentoso e polêmico “Nobel” de literatura José Saramago.

O óbito diz que seu falecimento se deu por conseqüência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença . José Saramago é dono de um estilo muito próprio, suas obras foram bastante comprometidas com a realidade histórica de Portugal, além das disjunções da sociedade.

Foi um cidadão participante e observador do mundo, apesar escrever havia muitos anos, Saramago só foi realmente notado na década de 80. Foi um aluno brilhante, mas fora obrigado a abandonar o ensino secundário devido a falta de recursos de seus pais.

Ganhou a vida como serralheiro, mecânico, editor e jornalista. Recebeu , além do Nobel em Literatura (em 1988), o Prêmio Camões pelo conjunto da obra.



José de Souza Saramago

Nascimento : 16/11/1922

Local : Azinhaga, Golegã (Portugal).

Morte : 18/06/2010.

Atuação : Escritor, jornalista e dramaturgo.


“E se as histórias para crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos? Seríamos realmente capazes de aprender aquilo que há tanto tempo ensinamos?”



(José Saramago)

2010 : Centenário da Escritora Rachel de Queiroz

2010 : Centenário da Escritora Rachel de Queiroz




Por : Tamara Cecília Rangel Gomes



"Lá se tinha ficado o Josias, na sua cova à beira da estrada, com uma cruz de dois paus amarrados, feita pelo pai. Ficou em paz. Não tinha mais que chorar de fome, estrada afora. Não tinha mais alguns anos de miséria à frente da vida, para cair depois no mesmo buraco, à sombra da mesma cruz."

O Quinze - Rachel de Queiroz



Publicado em 1930, o romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, narra a grande seca pela qual passou o Estado do Ceará em 1915. A própria família de Rachel foi obrigada a fugir do Ceará: foi para o Rio de Janeiro, depois para Belém do Pará. Possui cenas e episódios característicos da região, com a procissão de pedir chuva, traço descritivo da condição do retirante.



“A lembrança só dói quando fresca. Depois de curtida é um consolo.”

(Rachel de Queiroz)



Em O Quinze, a autora exprime intensa preocupação social, apoiada, contudo, na análise psicológica das personagens, especialmente o homem nordestino, sob pressão de forças atávicas que o impelem à aceitação fatalista do destino. Há uma tomada de posição temática da seca, do coronelismo( Fenômeno social e político típico da República Velha, caracterizado pelo prestígio de um chefe político e por seu poder de mando.) e dos impulsos passionais, em que o psicológico se harmoniza com o social.

A obra apresenta a seca do nordeste e a fome como conseqüência, não trazendo ou tentando dar uma lição, mas como imagem da vida.



Trata-se de uma leitura quase obrigatória , pois a complexidade do tema permite estudos interdisciplinares.

Por exemplo :República Velha, formas de relevo, hidrografia da região nordeste, condição do retirante, a questão da fome, 2ª Fase do Modernismo , norma culta X linguagem coloquial, etc.



É possível desenvolver um processo de conscientização permanente na comunidade escolar acerca dos valores culturais literários, compreendendo o contexto cultural como um veículo que leve o aluno a explorar, pensar, descobrir, criar, ajudando a construir seu próprio conhecimento para o seu desenvolvimento integral como cidadão.



Que no ano dedicado a homenagear a grande escritora Rachel de Queiroz possamos fazer muitas reflexões acerca da condição humana.



'‘... A gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado... ''



(Rachel de Queiroz)