quinta-feira, 31 de março de 2011

Momento de Reflexão

                                                                           

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

 (Jean Piaget)

Decreto autoriza a contratação temporária de até 4.378 professores.




A Secretaria de Estado de Educação publicou, em Diário Oficial, decreto que autoriza a contratação temporária de até 4.378 professores para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio. A contratação temporária será realizada por processo seletivo, a ser normatizado em breve por Resolução da Secretaria. Esta nova publicação definirá os procedimentos a serem adotados pela sede da Seeduc e pelas Diretorias Regionais.
As inscrições acontecerão em período a ser estabelecido na Resolução, através de ficha a ser preenchida pelo candidato com dados pessoais, titulações e experiências. O início das inscrições também será divulgado no portal da Seeduc (http://www.educacao.rj.gov.br), para total transparência do processo e amplo acesso dos interessados pelas vagas.
Encerradas as inscrições, a Secretaria de Educação dará início às convocações, de acordo com as necessidades identificadas na rede. Tão logo as convocações sejam realizadas - seguindo o cronograma estabelecido em Resolução –, o prazo para alocação dos docentes em sala de aula deve ser de, aproximadamente, uma semana.

segunda-feira, 28 de março de 2011

28 de Março : Níver de Campos


Bom dia !!!



Em 28/03/1835 houve a elevação da Vila de São Salvador para a categoria de Cidade de Campos.







Praça São Salvador





Chafariz Belga / Praça São Salvador

"Curva" da Lapa



sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta



O que é?

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?

Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.


quinta-feira, 24 de março de 2011

Capacitação GIDE

Nos dias 14, 15 e 16 de março aconteceu , no Colégio Estadual Visconde do Rio Branco , a capacitação acerca do GIDE.


Ministrado pelos OGP's
Andréia, Geraldo e Gonçalina


Durante três dias, os  diretores escolares  foram capacitados para a Gestão Integrada nas Escolas – GIDE, ferramenta que será utilizada para dar continuidade à implantação das diversas ações previstas no Programa de Educação, lançado em janeiro deste ano. O plano reúne medidas que têm como objetivo elevar os índices do ensino público estadual para as cinco primeiras posições no ranking de educação nacional até 2014. (Ou  seja, os índices do IDEB e do SAERJ).

Essas atividades de capacitação são voltadas para assegurar o acompanhamento e o cumprimento das metas estabelecidas para as unidades de ensino. Os participantes conheceram todas as fases do planejamento, decisivas para o sucesso do programa, tais como a execução dos planos elaborados, a avaliação das ações e resultados e a padronização das ações bem-sucedidas, entre outras medidas.


CONHECENDO @ TV ESCOLA

                                                                    





O Colégio Estadual João Pessoa recebe mais uma vez as dinamizadoras Renata Arrigoni e Claudisséa Siqueira para mais um encontro referente ao Curso que leva conhecimento e investigação no uso da mídias em sala de aula.
Nesse momento acontece a apresentação do TV Escola.
A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. Sua programação exibe, nas 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros e produções próprias.

Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.

A TV Escola é dividida em faixas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta. Existe ainda, em horário especial, uma faixa destinada a cursos para a formação continuada de educadores, onde são oferecidos cursos de aperfeiçoamento das línguas inglesa, espanhola e francesa.

Há inúmeras possibilidades de uso da TV Escola: desenvolvimento profissional de gestores e docentes (inclusive preparação para vestibular, cursos de progressão funcional e concurso público); dinamização das atividades de sala de aula; preparação de atividades extraclasse, recuperação e aceleração de estudos; utilização de vídeos para trabalhos de avaliação do aluno e de grupos de alunos; revitalização da biblioteca e aproximação escola-comunidade.

Alguns dos programas exibidos pela TV Escola estão disponíveis para download gratuito no Portal Domínio Público.

Para os alunos do Curso de Formação de Professores esse é um avanço no que diz respeito ao ensino /aprendizagem e o uso das ferramentas tecnológicas tão importantes no momento de avanço em que a educação pretende-se focar.

                                                                                                    
Contato


tvescola@mec.gov.br     

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



terça-feira, 22 de março de 2011

ABRIL PARA TODAS AS ESCOLAS

Secretaria de Educação inicia sistema de avaliação bimestral em todas as escolas da rede.
Provas de Língua Portuguesa e Matemática do primeiro bimestre serão aplicadas no dia 13 de abril
No próximo dia 13 de abril, a Secretaria de Estado de Educação dá início ao Saerjinho, sistema de avaliação bimestral do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A partir de agora, os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio das escolas estaduais de ensino regular presencial farão, ao final de cada bimestre, provas de Língua Portuguesa e de Matemática. O objetivo é acompanhar mais de perto o rendimento dos estudantes, detectando de maneira mais ágil as dificuldades de aprendizagem.


Criado nos moldes do Saerj, o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro, o Saerjinho tem caráter formativo e será desenvolvido a partir dos conteúdos, competências e habilidades propostos no Currículo Mínimo. As provas de Língua Portuguesa terão foco em leitura e as de Matemática, na solução de problemas.

O Saerjinho será realizado em todas as escolas da rede, nos três turnos, no horário das aulas, sendo o professor que estiver em classe o responsável pela aplicação das provas. As escolas têm autonomia para decidir o melhor horário para a realização das avaliações e fiscais acompanharão todo o processo. As provas ficarão nas escolas para correção e os professores podem usá-las como parte das avaliações em cada bimestre, atribuindo peso específico a elas.

Resultados.
Os resultados, que serão disponibilizados online, vão apontar a eficiência e a qualidade do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar e serão aproveitados nas diversas instâncias do sistema de ensino. Com este retrato será possível fortalecer as práticas pedagógicas e realizar intervenções tanto de reforço na aprendizagem como de capacitação dos docentes.

O Saerjinho é mais uma ação do Programa de Educação do Estado, que pretende melhorar a educação da rede e colocar o Rio de Janeiro em uma das cinco primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até 2014.

UMA BÓIA PARA O PROFESSOR DE 40H

DECRETO Nº 42.883 DE 17 DE MARÇO DE 2011


REGULAMENTA O ART. 6º DA LEI Nº 5.539, DE

10 DE SETEMBRO DE 2009, ESTABELECENDO

ROTINA DE APROVEITAMENTO DOS PROFESSORES

DOCENTES II DO QUADRO DA SECRETARIA

DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEEDUC, E

DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de

suas atribuições constitucionais e legais, tendo em vista o que consta

do Processo nº E-03/1434/2011,

CONSIDERANDO:

- a previsão do art. 6º da Lei nº 5.539/2009, que colocou em extinção

os cargos de Professor Docente II, a que se refere o art. 14 da Lei nº

1.614/1990;

- o Programa de Municipalização do Ensino Fundamental em vigor no

Estado;

- a necessidade de se otimizarem os recursos humanos e financeiros

do Estado, em atenção ao princípio constitucional da eficiência (art.

37, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil);

- o compromisso do Estado do Rio de Janeiro em oferecer educação

pública de qualidade, disponibilizando aos alunos de sua rede a integralidade

dos dias letivos exigidos pela legislação;

- a competência prevista no art. 145, IV, da Constituição do Estado do

Rio de Janeiro; e

- o disposto no art. 24, inciso VIII, do Decreto-Lei nº 220/1975.

DECRETA:

Art. 1º - Fica criada, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação

- SEEDUC, rotina de aproveitamento dos Professores Docentes II a

que se refere o art. 14 da Lei nº 1.614/1990, atualmente integrantes

do Quadro Especial Complementar previsto no art. 6º, inciso II, da Lei

nº 5.539/2009.

Art. 2º - A rotina de aproveitamento de que trata este Decreto consiste

na possibilidade de os Professores Docentes II enquadrados nos

níveis C e D, previstos na Lei nº 1.614/1990, lecionarem para o segundo

segmento do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, nas

respectivas disciplinas em que possuam habilitação específica, a critério

da SEEDUC.

§ 1º - O juízo a ser feito pela SEEDUC levará em consideração o

quadro de carências da rede estadual de ensino.

§ 2º - O Professor Docente II submetido à rotina de aproveitamento

prevista neste Decreto não possui direito subjetivo à permanência na

mesma.

Art. 3º - A rotina de aproveitamento prevista neste Decreto observará

os seguintes critérios:

I - quanto aos Professores Docentes II em regime de 22 horas semanais:

redução da carga horária semanal para 16 horas;

II - quanto aos Professores Docentes II em regime de 40 horas semanais:

percepção de gratificação específica com vistas a igualar a

remuneração à daqueles profissionais que lecionam para o segundo

segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

§ 1º - As medidas previstas no caput deste dispositivo serão proporcionais

à carga horária do Professor Docente II alocada na rotina de

aproveitamento, e persistirão enquanto tal condição se mantiver.

§ 2º - A inclusão de Professores Docentes II em regime de 40 horas

na rotina de aproveitamento e conseqüente pagamento da gratificação

prevista no inciso II do caput deste artigo observará a prévia existência

de disponibilidade orçamentária.

§ 3º - A gratificação prevista no inciso II do caput deste artigo não se

incorporará, para quaisquer efeitos, aos vencimentos, ficando excluída

da base de cálculo do adicional de tempo de serviço, bem como de

quaisquer outros percentuais que incidam sobre a remuneração dos

servidores.

Art. 2º - A Secretaria de Estado de Educação editará normas complementares,

visando à regulamentação e fiel observância ao disposto

no presente Decreto.

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação,

revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 17 de março de 2011

SÉRGIO CABRRAL.

sexta-feira, 18 de março de 2011

FIQUE DE OLHO



 Desenvolva suas habilidades artísticas em dois concursos sobre o uso da internet.


Duas oportunidades de concursos culturais da SaferNet têm inscrições abertas.



Sua História e Você no SID 2012



A sua história em quadrinhos pode ser utilizada na próxima campanha do Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day, SID), em 2012! A SaferNet, em parceria com a GVT, abriu as inscrições para o Concurso Sua História e Você no SID 2012 e, para participar, basta preencher o formulário no site do concurso e enviar um roteiro de HQ sobre como usar a internet de forma mais segura.


InternÉtica



Outro concurso disponível para quem gosta de internet é o InternÉtica 2011, também promovido pela SaferNet. No InternÉtica, tanto alunos quanto professores podem participar com animações, ilustrações, fotos ou entrevistas sobre o uso consciente das Tecnologias de Comunicação e Informação no Brasil. O tema é “Ética, Cidadania, Sexualidade e Segurança na Internet” e, na categoria “Estudantes” podem participar alunos de 12 a 17 anos. As subcategorias são: “A aula que eu gostaria de ter...”, que pode ser feita individualmente ou em grupos de até três pessoas, e “Mini-dicas (Safe-Tweets)”, que aceita apenas inscrições individuais. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de abril e todas as informações estão disponíveis no site www.safernet.org.br/concurso.


PS: No " Conexão Aluno" você encontra formulário e mais um monte de novidades. Visite o site que ele é todo seu.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Alfabetização e Letramento - II

Boa Tarde,

Gostamos tanto das fotos da palestra "Alfabetização e Letramento" que foi ministrada para nossos alunos do Curso Normal que não resistimos e resolvemos produzir um slide .
Confiram !!!

quarta-feira, 16 de março de 2011

CURSO DE LIBRAS











Quem quiser aprender a Linguagem Brasileira de Sinais tem a oportunidaede de fazer o curso gratuitamente na Faculdade de Medicina de Campos. As aulas de Libra, com o professor Reginaldo Ferreira, são abertas à comunidade. Pra iniciantes as aulas são às quartas e sextas feiras, das 18 às 20h. A turma no estágio avançado tem aula às segundas. O curso tem duração de 10 meses. Os interessados podem procurar a recepção da FMC para fazer suas inscrições ou entrar em contato através do telefone (22) 21012929.

segunda-feira, 14 de março de 2011

PROJETOS

Preparem-se para as novidades que acontecerão em  nosso laboratório.
A partir de abril daremos uma oficina voltada para os professores que possuem dúvidas sobre os vários usos dessa nossa ferramenta digital. Nela poderemos desenvolver nosso conhecimento tecnológico e trocar informações.

"MOMENTO DIGITAL" será uma oficina pautada nas situações onde poderemos e devemos usar as mídias para desenvolver tarefas a serem realizadas no processo educacional.
Os momentos serão divididos da seguinte forma:




1- Momento Troca-Troca / Uso do email
2 - Momento Gloss / Uso do pen drive
3 - Momento Curiosidade / Acessar a internet
4 - Momento "Tô baixando" / Passar fotos para o computador
5 - Momento Cobrança / Digitação de provas
6 - Momento Socorro / Preencher Tabelas
7 - Momento Bloquinho / Usar bloco de notas
8 - Momento Pipoca / Trazer filme do You Tube para pem drive e/ou blog
9 - Momento "Tô bombando" / Pawer Point
10 - Momento "Tô ligado" / Redes Sociais

E ai, tá animado??
Aguardamos vocês para uma grande navegação.

Abraços da turma do Laboratório de Informática do Colégio João Pessoa.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Visita ...


Recebemos a visita das dinamizadoras do NTE , Renata Arrigoni e Claudissea Siqueira.
A pauta de nossa conversa foi o papel do PTE e o agendamento de umas novidades que acontecerão em nosso laboratório.

Um PTE é um Pólo de Tecnologia Educacional que contribui com a Educação tanto na inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano da escola, como em ações diferenciadas para enriquecimentos das aulas. A utilização dos Recursos de Tecnologia Educacional deve acontecer na ação pedagógica, de forma contextualizada no desenvolvimento de Projetos e tendo por finalidade auxiliar professores no alcance dos objetivos traçados para cada conteúdo em estudo.

segunda-feira, 7 de março de 2011

8 de Março : Dia Internacional da Mulher




Mulherão

Por : Martha Medeiros

"Peça para um homem descrever um mulherão.Ele imediatamente vai falar do tamanho dos seios,na medida da cintura,no volume dos lábios,nas pernas,bumbum e cor dos olhos.Ou vai dizer que mulherão tem que ser loira,1,80m,siliconada,sorriso colgate.Mulherões,dentro deste conceito,não existem muitas:Vera Fischer,Leticia Spiller,Malu Mader,Adriane Galisteu,Lumas e Brunas.Agora pergunte para uma mulher o que ela considera um mulherão e você vai descobrir que tem uma a cada esquina.

Mulherão é aquela que pega dois ônibus por dia para ir ao trabalho e mais dois para voltar,e quando chega em casa encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir matricula na escola e aquela aposentada que passa horas em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 Reais.

Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta, e uma família todos os dias da semana.Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.Mulherão é aquela que se depila, que passa cremes, que se maquia, que faz dieta,que malha,que usa salto alto, meia-calça,ajeita o cabelo e se perfuma,mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista.Mulherão é quem leva os filhos na escola,busca os filhos na escola,leva os filhos para a natação,busca os filhos na natação,leva os filhos para a cama,conta histórias,dá um beijo e apaga a luz.Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega, e que de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.

Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo,é quem faz serviços voluntários,é quem colhe uva,é quem opera pacientes,é quem lava roupa pra fora,é quem bota a mesa,cozinha o feijão e à tarde trabalha atrás de um balcão.Mulherão é quem cria filhos sozinha, quem dá expediente de oito horas e enfrenta menopausa,TPM,menstruação.Mulherão é quem arruma os armários, coloca flores nos vasos,fecha a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia e os cinzeiros vazios.Mulherão é quem sabe onde cada coisa está, o que cada filho sente e qual o melhor remédio pra azia.

LUMAS,BRUNAS,CARLAS,LUANAS E SHEILAS:Mulheres nota dez no quesito lindas de morrer, mas MULHERÃO É QUEM MATA UM LEÃO POR DIA. "

Àquelas que matam um leão por dia um abraço fraterno da Equipe do Blog do Joãozinho !


terça-feira, 1 de março de 2011

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

                                                                           


O Colégio Estadual João Pessoa  recebeu a professora ,Eliana Crispim França Luquetti, Doutora em Linguística pela UFRJ-RJ. A sua presença veio trazer várias elucidações ao conceito de "Alfabetização e Letramento".
Reunidas em uma sala de aula,alunas do Curso Normal ,escutaram e questionaram sobre vários aspéctos do tema.
Na escola é desenvolvido um projeto denominado:" Percursos investigativos da leitura, oralidade e escrita nos anos inicias do ensino fundamental." Foi a partir desse projeto que tivemos a oportunidade de receber a referida Doutora para apresentação de sua palestra onde foram entregues certificados para cada participante.
Durante a explanação da palestra ficou claro que o ensino do Letramento e Alfabetização pode ser desenvolvido por meio de atividades utilizando cartazes, músicas, paródias, teatros, textos dissertativos centrados nas discussões e diferenciações entre letramento e alfabetização, noções conceituais sobre o tema , o ensino /aprendizagem no letramento e dificuldades em alfabetizar letrando.
Os alunos do Curso Normal compreenderam que letramento / alfabetização é indispensável para a cidadania e que implica em um processo complexo que contempla uma diversidade cultural,psicológica, social e econômica.
Isso tudo implica os diferentes usos da linguagem que se expressam na oralidade e na escrita.
Letrar é utilizar a leitura e a escrita no conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto símbolo, e que o sujeito letrado sobressai-se na sociedade, pois possui habilidades de leitura,expressão e interpretação e dessa forma faz de maneira mais eficiente uma leitura de vida que lhes possibilita uma interação ativa; enquanto que alfabetizar  é entendido como sistematização das letras ,apenas ensinando a ler e escrever como código.
Fica claro que os processos de alfabetização e letramento são complexos, mas fundamentais para a inclusão social. É atraves deles que o aluno terá domínio sobre a leitura e a escrita não só na sala de aula, pois eles propiciam o desenvolvimento de uma visão e ação crítica  de mundo.

                                                                              

                                                                          
             " Vem vamos embora que esperar não é saber...."        



                       


         Toda a atenção ainda é pouco....Vocês chegam lá !!!




 
             Entrega de certificado.




                                                                     
                                Agradecimentos  ao muito que nos foi passado.