segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MAIS SORRISOS!

                                                                        
Alunas da turma 3001 do CN fizerama atão esperada visita ao abrigo "Aconchego". Lá distribuiram presentes, kit de higiene, lanche e um bocado de afeto.
A contação de histórias foi o ponto alto do encontro que encantou as crianças e despertou a sensibilidade de todos que lá estavam.
A estruturação do Projeto Sócio-Psico-Pedagógico da instituição Projeto Aconchego está destinado a orientar, direcionar e organizar o trabalho realizado com crianças e adolescentes acolhidos, com a finalidade de amenizar seus problemas e prevenir o seu envolvimento em situações mais desastrosas a que estão expostas, e que fatalmente, os levarão a conduta antissocial. A necessidade de se fazer um trabalho mais planejado e organizado, nos possibilitou a construção do Projeto Sócio-Psico-Pedagógico Institucional que contou com a colaboração de todos os envolvidos no processo de acolhimento como: 01(um) Assistente Social; 01 (um) Psicólogo; 01 (um) Pedagogo; 01 (um) Coordenador e 01 (um) Auxiliar de Coordenação, além do apoio de outros atores que compõem o quadro de funcionários da instituição.
A instituição de acolhimento trabalha com situações de risco, considerando que sua função é oferecer possibilidades e encaminhamentos para superação dos conflitos sociais, que são enfrentados diariamente pelas crianças e adolescentes e suas respectivas famílias.
Para definir a identidade desta instituição, partimos de princípios que a instituição de acolhimento não é isolamento, não é asilo, não é ausência de afeto, não é ausência de vinculação, não é massificação e impessoalidade. Ao contrário, consideramos sendo um lugar de possibilidades, de vinculação, de afetividade e, sobretudo, de instrumentalização para conhecermos e respeitarmos as particularidades de cada indivíduo e de cada situação.
Em consonância com o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e com o Estatuto da criança e do adolescente, Lei de Diretrizes e bases, buscamos fazer um trabalho de acolhimento que possa reafirmar os direitos humanos e, sucessivamente, os direitos fundamentais, principalmente daqueles que ainda se encontram em processo de desenvolvimento. Sabemos que isto só será alcançado se punirmos e repudiarmos qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
As crianças são encaminhadas ao projeto por diversas situações, e com isto buscamos tratar os sintomas, pois os fatores que ocasionam essas situações continuam existindo de forma bem ampla.
Diante da situação cada vez mais grave em que as crianças são acolhidas, torna-se necessário trabalharmos com medidas urgentes e não meramente paliativas, em prol desses futuros adultos de quem o País dependerá um dia.
A intenção da instituição é de criar, possibilitar e abrir para os acolhidos espaços de crescimento, com o dever de cuidá-lo materialmente, e de assisti-lo em todos os aspectos de sua formação humana, para que ao saírem da instituição possam ser observados grandes avanços em seu desenvolvimento em relação a sua entrada, situação que evidencia que o acolhimento não é um tempo morto e sem eficácia, visto que, a instituição de acolhimento é medida provisória e excepcional, não implicando privação de liberdade (Art.101-ECA). A proposta é está aproximando o convívio institucional do convívio familiar de origem para que possam construir uma relação de pertinência ao seu grupo de iguais e com isso, reforçar o vínculo familiar e sua relação com a comunidade a qual se inserem.










                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

SÁBADO DA ALEGRIA


                                                                         
Alunas da turma 4001 do CN estiveram no dia 01/09 participando de um encontro solidário que foi intitulado como "Sábado de Alegria".
O encontro foi coordenado pela professora Laércia no Portal da Infância que foi recheado de brincadeiras, brindes e um almoço de deixar qualquer um com àgua na boca.
Durante o evento as alunas fizeram animação cultural, distribuiram doações, sacolinhas com guloseimas, kit de higiene e muito carinho.
O Colégio Estadual João Pessoa sabe da importância de um evento desses e trabalha para desenvolver um processo criativo e instigar a sensibilidade de seus alunos.
                               Inesquecível sábado que cativou corações ávidos por doçura e gentileza.

                                                                 Preparando o coreto

                                                Pipoca pra quem gosta de circo!!!

                                                     Preparando o almoço!

                                                     Todo mundo dando uma força!

                                                                Tá na mesa, Pessoal!!

                                                              Isso é que é almoço!!!

                                                                        Animação!!

                                                       Exposição dos trabalhos.

                                                       Kits para a garotada!

                                                      Fazer feliz é estar feliz!

                                                                         Ó nós aqui!!

                                                                              
                                                                       

                                                                            
                                                                                  
                                                                                
                                                                             
                                                                       
                                                                     
                                                                           
                                                                            
                                                                             
                                                                         

terça-feira, 14 de agosto de 2012

HOJE TEM DOAÇÃO?! TEM SIM SENHOR!




Movidas pela questão da solidariedade e pelo conceito de que educação e afeto é um direito de todos, alunos da turma 4001 CN promoverão um "DIA FELIZ" no Abrigo Portal da Infância. Esse dia que será prá lá de especial, terá a distribuição de brinquedos, roupas, recreação infantil e um saboroso lanche. 

 Para que isso aconteça de maneira inesquecível precisamos da colaboração de todos vocês. Logo, trabalhem sua generosidade, doem brinquedo, roupas, materiais de higiene e ponham um grande sorriso no rosto de uma criança!

 Doar não dói e remedia a alma de maneira incontestável... 

 O Portal de Infância foi criado pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude, órgão da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes , em janeiro de 2008. Sua missão é de executar uma política de acolhimento às crianças do município na faixa etária de 07 a 15 anos. 

 A entidade de acolhimento tem o compromisso de possibilitar ao acolhido meios para que o mesmo possa ter reconhecido e garantido os seus direitos quanto " ser em desenvolvimento", desenvolvendo práticas educativas que promovam a efetivação dos direitos fundamentais estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.garantido os seus direitos quanto “ser em desenvolvimento”, desenvolvendo práticas educativas que promovam a efetivação dos direitos fundamentais estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente Segundo o diretor, Airtom Évio de Souza, a instituição abriga, atualmente, 28 crianças/adolescentes (17 meninos e 11 meninas).

 O Portal da Infância fica localizado na: Avenida Alberto Lamego,884/ Parque Califórnia - Campos dos Goytacazes. Telefone: (22) 27221839 
Colabore! Participe! Desde já agradecemos sua contribuição!!

 Endereço para doações: Colégio Estadual João Pessoa Rua: Operário Campista, 35/ Parque: São Caetano.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

PROJETO "MAIS SORRISOS"



                                                                             

Alunas da turma 301do Curso Normal farão uma visita ao abrigo"Aconchego" que recebe 12 bebês e 33 crianças.
As alunas estão em uma campanha para a arrecadação de brinquedos e alimentos que serão doados à instituição no dia 18 de agosto com o intuito de despertar a própria sensibilidade e levar um tanto de alegria, afeto e contação de histórias para os pequenos que lá se encontram.
Esse trabalho está sendo desenvolvido pela professora Laércia Paes que sabe que este tipo de instituição  tem necessidade de leite em pó, alimentos em geral (arroz, feijão), produtos de higiene (fraldas, lenços umedecidos, pasta de dente, papel higiênico) e produtos de limpeza (sabão em pó, desinfetante, detergente) e muito, muito amor.
Em breve publicaremos as fotos dessa visita que será tema área uma montagem de fotonovela que será desenvolvida no LIED da escola junto com a O.T Adriana Medeiros.

Os 12 bebês e 33 crianças do Abrigo Aconchego ganharam novas instalações. O espaço de mil metros quadrados está localizado na rua Rio Bonito, 45, no Parque Guarus. O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Mário Lopes, ressalta que o novo abrigo tem instalações amplas e está próximo a duas grandes escolas, dois postos médicos e a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), conforme exigência do Ministério Público da Infância e da Juventude.

Uma das primeiras preocupações no novo lar das crianças foi providenciar a cerca de proteção em volta da piscina e retirar dos jardins as espécies de plantas com espinhos e seiva (como cactus e espada-de-São Jorge) que pudessem representar riscos de acidentes e incidentes para os novos moradores da grande casa. Ele coordenou a distribuição do mobiliário, que foi transferido, como camas e armários, que estão com roupas de cama, mesa e banho arrumadas e camas etiquetadas com nomes das crianças.


Em breve estaremos visitando o Lar Aconchego e esperamos despertar no outro a vontade de contribuir , de alguma forma, com a manutenção emocional e física deste Lar.

ATENÇÃO, ATENÇÃO!! VOCÊ NÃO PODE FICAR FORA DESSA!


                                               


É com muito prazer que divulgamos a 1ª Semana de Atividades Pedagógicas intitulada A Prática Pedagógica sob um Enfoque Tecnológico organizada pelo NTE RJ-01.
Na semana de 13 a 17 de agosto de 2012 o NTE Campos oferecerá um cardápio variado de atividades tendo o emprego da Tecnologia na Educação como marca principal. O objetivo deste evento é conscientizar os professores da rede sobre a importância de estarem utilizando recursos digitais em seu dia a dia, tornando as aulas mais dinâmicas e colocando nosso aluno em contato com esses recursos. O evento evidenciará também as atividades desenvolvidas pela equipe deste NTE e em especial, os casos de sucesso de algumas unidades escolares, inserindo o trabalho num ambiente de compartilhamento de idéias.

Resumo da programação:
  • 13/08: Palestra abordando Preservação do Meio Ambiente e Reaproveitamento de Lixo Eletrônico
  • 14/08: Enfoque sobre uso da MPB nas Escolas
  • 15:08: Tecnologia e Currículo Mínimo
  • 16:08: Oferta de oficinas pela equipe do NTE
  • 17:08: Oferta de oficinas pela equipe do NTE

Lembrando que nosso público alvo são os professores da rede e a presença de todos é imprescindível.

Na oportunidade lançaremos uma proposta de trabalho às Unidades Escolares
 vinculadas a este NTE, visando o reaproveitamento do lixo eletrônico,
 que muitas vezes é descartado de forma inadequada ou então ocupa
 espaços que poderiam ser melhor aproveitados em nossas escolas.


Todas as atividades acontecerão no Liceu de Humanidades de Campos, unidade
 escolar a qual o NTE está sediado. Endereço:  Praça Barão do Rio Branco,
 15 Bairro Centro. Campos dos Goytacazes/RJ.



Contamos com a sua colaboração e desde já agradecemos o empenho de todos!


ARRAIÁ "AS CASAMENTEIRAS DO C.N"

                                                                          

Os meses de junho e julho são marcados por fogueiras, comídas típicas, danças, balões e muitas, muitas bandeirinhas coloridas e promessas para os santos da estação.
Tomando como referência a origem das festas juninas, alunas do Curso Normal do C.E João Pessoa, a professora de arte, Ana Beatriz Ricardo Carvalho decidiram transformar o pátio do colégio em um grande arraiá.
O arrasta pé está começando agora e logo, logo teremos as fotos postadas em nosso blog para apresentar as mesas com comidas típicas e as endumentárias tão criativas usadas pelas meninas que não mediram esforço para que a apresentação seja pra lá de especial.
Embarcando na corrida de saco, na maça do amor e nas promessas feitas aos santos, o Ensino Médio também aproveita para apresentar sua quadrilha e movimentar nosso arraiá.
Tá bão dimais cumpadi!!

terça-feira, 3 de julho de 2012

LANÇAMENTO DE NOTAS!!!

Professores precisam lançar as notas e frequencia do 2º bimestre de 2012

O prazo termina no dia 20 de julho

                                                                                        

Começou ontem (02/07), o lançamento de notas e frequencia do 2º bimestre de 2012 de todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano), Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional, Normal Médio e fases finais da EJA Presencial. O prazo vai até o dia 20 de julho, às 23h59. É fundamental o cumprimento dessa etapa no seu prazo correto, pois, a partir dessa ação será possível identificar os alunos com infrequência no primeiro semestre, bem como aqueles que precisam de reforço escolar e, assim, direcionarmos as ações pedagógicas pertinentes.

Para fazer o lançamento de notas das suas turmas, acesse o Docente Online.

Juntamente com o lançamento de notas do 2º bimestre, os professores de todas as disciplinas e séries do Ensino Regular passarão a declarar bimestralmente quais competências e habilidades do currículo mínimo desenvolveu nas suas aulas. Nesse momento, os professores deverão declarar os conteúdos trabalhados no 1º e no 2º bimestres.
O Currículo Mínimo foi projetado para estar em contínua construção, com a participação dos professores da rede, em diálogo permanente com a Seeduc e as equipes de elaboração. Não deixe de fazer sua declaração! Esse lançamento é importantíssimo para que possamos avaliar principalmente a aplicabilidade desse documento, de modo que ele possa ser aprimorado para se adequar às diversas realidades encontradas em nossa rede de ensino.

Faça o lançamento do Currículo Mínimo no sistema Conexão Educação.

Confira também o Manual de Lançamento de Notas e Orientação do Currículo Mínimo para os professores.



segunda-feira, 2 de julho de 2012

METAS E GIDE. NÓS ALCANÇAMOS!!



 A Gide é um sistema de gestão que contempla aspectos estratégicos, políticos e gerenciais da área educacional com foco em resultados. Com o objetivo de estar entre os cinco melhores estados no ranking do Ideb de 2013, foram determinadas metas para as escolas e Regionais.
Diante de todo o entendimento a respeito do sistema o C.E João Pessoa não mediu esforços para a busca de um melhor desempenho.
Para tanto não podemos deixar de destacar que é graças a uma gestão democrática e um trabalho coletivo que alcançamos as metas que nos foram apresentadas e comemoramos o resultado.
O objetivo a ser atingido é promover uma escola pública de qualidade. As ações que norteiam o trabalho dos profissionais da educação devem estar voltadas para o funcionamento eficaz da escola.
Estamos empenhados em fazer parte de uma mudança, mas entendemos que isso só ocorrerá, de fato, com uma ampla valorização do professor e um entendimento da realidade de cada escola.
O Coégio João Pessoa reconhece o quanto fêz para atingir as metas e se compromete em continuar fazendo o que sempre fêz, com ou sem bonificação, que é acreditar em seu corpo docente e crer na capacidade de seus alunos, pois sabemos que as metas só são alcaçadas quando trabalhamos respeito, dificuldades e novas possibilidades.



sexta-feira, 1 de junho de 2012

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS EM PARCERIA COM A UENF. NOSSA MAIS RECENTE AQUISIÇÃO.

                                                                        


                                                                      
Física, química e biologia podem parecer bem complicadas quando estamos na escola. Porém, tudo fica mais interessante quando é possível colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula. Este é objetivo do projeto de implantação do Laboratório de Ciências do Colégio Estadual João Pessoa, coordenado pelo professor Juraci Sampaio, do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) da UENF. A inauguração está marcada para esta sexta, 01/06, às 10h30.
A montagem do laboratório só foi possível graças ao apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que destinou R$ 37,9 mil ao projeto, contemplado no Edital de Melhoria das Escolas Públicas. Os recursos foram disponibilizados pela Faperj em maio do ano passado e, desde então, novos equipamentos vêm sendo adquiridos. O projeto envolve ainda os professores Roberto Weider de Assis Franco, Denise Ribeiro dos Santos e Maria Priscila Pessanha de Castro, todos do LCFIS.
— O objetivo é despertar o interesse pela ciência no aluno do ensino médio, que tem necessidade de pôr em prática aquilo que lê nos livros. Do contrário, acaba perdendo o interesse pelas disciplinas que, sem o experimento, tornam-se apenas contas complicadas e nomes para decorar — afirma Juraci.
O professor era coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Física quando teve o primeiro contato com o Colégio João Pessoa. Por exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as escolas que participam do PIBID devem ter notas baixas nos índices de avaliação escolar. Por este motivo, o Colégio João Pessoa foi escolhido para a implantação do laboratório de ciências.
— Ao visitar a escola verifiquei a existência de uma sala com apenas algumas banquetas, que era para ser o laboratório de ciências, mas vazia — conta.
Dentre os muitos envolvidos no projeto estão ex-alunos da UENF que hoje são professores da escola, como Rosa Maria de Alvarenga, Aline Escocard e Pedro Tavares. Segundo Juraci, a ideia é ter um laboratório multidisciplinar onde todos são responsáveis por seu funcionamento. Uma das ideias da escola é implantar um projeto de pré-iniciação científica.
— Os professores estão ansiosos para usar o laboratório e os alunos, muito curiosos. Não adianta cobrar o professor do ensino fundamental e médio se não há condições de desenvolver o seu trabalho. Esperamos de fato contribuir para a melhoria da escola nos índices de avaliação escolar — conclui.
Segundo a Diretora Profa. Jackeline de Freitas Batista , a partir do ano que vem a escola iniciará algumas turmas com horário estendido e uma das ideias é ter iniciação científica, e o laboratório de ciências  poderá ser usado para dar esse suporte de pré  iniciação à pesquisa. Os alunos do PIBID agora também terão mais infraestrutura para desenvolver as atividades de Iniciação à Docência. Além, é claro, dos alunos dos cursos de Licenciaturas em Física, Química e Biologia da UENF poder desenvolver atividades de estágios, monografias com a participação dos alunos do ensino médio. 

Fonte: Blog uenfciencia.blogspot.com

quinta-feira, 31 de maio de 2012

PARA REFLETIR

Tantas são as questões, tantos são os pensamentos e conceitos que no fundo esquecemos de nos apontar e assumirmos que somos humanos e, logo, nos equivocamos com alguns argumentos.
Para o fim de semana deixo de presente o vídeo da Viviane Mosé, que tanto adimiro, para uma reflexão do que, ainda, podemos construir se estivermos com disposição para mudar tacanhos pensamentos.

"... o problema é mais fundo, diz respeito à nossa humanidade. O problema não diz respeito á escola, não tem política do governo que vai resolver. Se não entendermos que a humanidade tem que sair de sua eterna adolescência. Vamos aprender a perder, a sofrer, a lidar com as perdas, com as contradições... a grande questão é o conceito que o ser humano tem de si mesmo e do mundo. O mundo não é um lugar onde a gente veio pra se dar bem... não é! entende?... "vim pro mundo pra me dar bem!"... esse aí não tem valor pra vida; isso 'não existe' e nem é uma pessoa alegre. Alegre é compartilhar...a alegria é compartilhada. Pensa nisso..."

Comungo dos mesmos anseios e, acho, que a vida, em geral, é pra ser compartilhada.

                                                                                 

terça-feira, 29 de maio de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Prazo de inscrição na olimpíada é prorrogado até 22 de junho



                                                                     
Secretarias de educação de estados, municípios e Distrito Federal e escolas públicas da rede de educação básica têm novo prazo para fazer a inscrição na terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Previsto inicialmente para se encerrar nesta sexta-feira (25/05), o período de inscrições foi prorrogado até 22 de junho próximo. O processo tem duas etapas. A primeira, de adesão das secretarias estaduais e municipais de educação; a segunda, das escolas.
A olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A proposta da competição é estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre estudantes da educação básica pública, que vão desenvolver, em quatro gêneros, o tema “O Lugar onde Vivo”. Alunos do quinto e do sexto anos do ensino fundamental abordarão o tema na forma de poemas; do sétimo e oitavo, de memórias literárias; do nono ano do ensino fundamental e da primeira série do ensino médio, de crônicas; da segunda e da terceira séries do ensino médio, de artigos de opinião.
A olimpíada também proporciona capacitação a professores. Ao acompanhar seus alunos na competição, eles integram um processo de formação. As redes oferecem cursos e oficinas de revisão de conteúdos de língua portuguesa.
Prêmios — Dividida em etapas, a seleção dos trabalhos elaborados pelos estudantes começa na escola, passa por município, estado e região e chega ao âmbito nacional. A premiação compreende entrega de medalhas, obras literárias, microcomputadores e aparelhos de som portáteis, entre outros itens, a 20 estudantes e 20 professores. Nas fases intermediárias há prêmios também para alunos e docentes e para as escolas.
Na segunda edição, em 2010, a olimpíada teve a participação de aproximadamente 7 milhões de alunos e de 239,4 mil professores, representantes de 60,1 mil escolas públicas.
As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem ser feitas pela internet, na página Comunidade Virtual.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC





sexta-feira, 25 de maio de 2012

PARAÍSOS ARTIFICIAIS E A NOSSA REAL MESA REDONDA


                                                                       
Como anunciado em uma postagem anterior, recebemos ontem para uma mesa redonda professores e atristas para um debate, papo, passeio pelo tão "polêmico" filme de Marcus Prado, Paraísos Artificiais.
Presentes neste encontro estavam: Jackeline Baptista- Diretora Geral do Colégio Estadual João Pessoa- que percebendo o equívoco que a proposta do filme gerou decidiu que o melhor a ser feito era estimular uma conversa sobre s vários temas abordados no longa e acertou com essa iniciativa criando um bate-papo rico em perguntas, respostas e argumentações.
Nesta mesa estavam também Toninho Ferreira- ator, humorista e poeta- que de maneira precisa e lúdica apresentou seu ponto de vista a respeito do filme, a O.T da U.E, Adriana Medeiros- atriz, poeta,cantora e formada em Português e Literaturas que apresentou aspéctos literários e estéticos do filme , a professora Neiva Sampaio que trabalha no setor de ensino da regional e é especialista em sexualidade humana.
Transcrever aqui como foi ese encontro é, simplismente, impossível, mas garanto que foi um raro momento de troca e honestidade, no que diz respeito ao que foi questionado e a maneira como foi esclarecido.
Procuramos, cada um ao seu modo, revelar para eles aspéctos tão ricos no filme, mostrar que atrás de cada cena existe um longo estudo, que não se deve entrar em uma casa de espetáculos, seja ela qual for,e sair  sem uma mudança no pensamento, sem um novo elemento a ser questionado e que partindo do título de uma obra, por exemplo, podemos descobrir mil coisas, o que acontece em Paraísos Artifíciais que é também o título de um dos ensaios do precursor do simbolismo, Charles Baudelaire, onde ele revela de maneira confessional suas experências com ópio, haxixe e vinho.
O filme é, de certa forma, o retrato perfeito de uma parcela da classe média brasileira, aquela “que sofre” e aquela que é tão restrita a ponto de transformar em mágica do destino alguns de seus hábitos mais corriqueiros. Os personagens, todos aparentemente bem criados, são os agentes das suas próprias tragédias, fazendo das drogas o ponto de partida de seus problemas. O filme de Prado, contudo, em nenhum momento levanta a bandeira de conscientização. Seu retrato das drogas é limpo e sua mensagem clara: “as drogas são o que você quer, levam para onde você quer”, diz Mark (Roney Villela), personagem que encarna uma espécie de guru lisérgico na trama. Logo, o problema não são as drogas, mas a índole dos usuários e até sua falta de conhecimento ou a ilusão de que nada pode acontecer e de que quando se é jovem somos destemidos e grandes heróis.
Diante de uma gente atenta e ávida de entendimento tivemos um encontro que foi, na verdade, uma troca e reforçou em cada um que lá esteve que a educação não é e não pode ser uma via de mão única, ela  sempre será uma troca.
Valeu o encontro!!!

O ator e humorista Toninho Ferreira instigando os alunos a apresentarem seus pontos de vista sobre o filme.

A diretora Jackeline, Toninho,as professoras Luciana e Renata junto com os alunos do 2° e 3° anos.

Pelo semblante de cada um podemos imaginar o quanto foi porveitoso o encontro.

                                                                     Valeu!!!                                                                       
                                                                           

 
                                                                                   
                                                                 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

REUNIÃO COM IGTs

No último dia 10/05 aconteceu uma reunião no LIED do Colégio Estadual João Pessoa com diretores de várias escolas. O assunto da pauta foi o uso do Modus 19.
Sistema MODUS Educação é uma ferramenta criada para facilitar o gerenciamento dos processos e resultados da rede, pois utiliza um banco de dados centralizado, que permite o acompanhamento das informações, reduzindo consideravelmente a utilização de planilhas e sistemas paralelos de informação não integrados.
O treinamento foi ministrado pelas IGTs: Célia e Maria Adriana. Durante o treinamento esteve presente também a Coordenadora de Gestão da rede, Tamara Cecília Gomes.


 Oentusiamo das IGTs transmitindo conhecimento aos diretores

A coordenadora de Gestão da rede, Tamara Cecília

Diretores em ação !!!!!


Diretores compenatrados!!!


Tamara Cecília e a O.T Adriana Medeiros.
                                                             
                                                        
                                                                                                                                                                                                
                                                   

CINEMA PARA TODOS

                                                                 

“O Cinema Para Todos é um Programa do plano estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e uma realização da Secretaria do Estado de Cultura e da Secretaria do Estado de Educação em parceria com o ICEM – Instituto Cultura Em Movimento, visando estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual de ensino às salas de cinema”.
Na semana passada alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual João Pessoa foram assistir ao filme "Paraísos Artifíciais" que levanta questões como : uso de drogas, sexo sem proteção e maternidade na adolescencia e homossexualismo.
São temeas pertinentes aos dias de hoje e que precisam ser discutidos com nossos alunos.
A proposta do Colégio Estadual João Pessoa é montar um debate sobre os temas abordados no filme tecendo uma linguagem coloquial que permitirá ao aluno uma expressiva participação.


Sinopse

Em uma paradisíaca praia do Nordeste brasileiro, Shangri-La – um enorme festival de arte e cultura alternativa – é pano de fundo de experiências sensoriais intensas entre três distintos jovens contemporâneos: Nando (Luca Bianchi), a DJ Érika (Nathalia Dill) e sua melhor amiga Lara (Lívia de Bueno). Sem que percebam, como meras peças de um caótico jogo do destino, o encontro muda radicalmente suas vidas para sempre.

Uma trama envolvente, em pleno boom da música eletrônica no Brasil, que apresenta uma comovente história de amor e superação, o envolvimento de jovens de classe média no tráfico internacional de entorpecentes, intensas celebrações, conflitos e destinos cruzados pelo tempo.


Dos produtores de Tropa de Elite I e II, PARAÍSOS ARTIFICIAIS é um filme de Marcos Prado - premiado diretor de Estamira - e foi rodado em Amsterdam, no Recife e no Rio de Janeiro.



                                                                           
                                                                            
                                                                    




PARA REFLETIR

       Currículo mínimo é rejeitado no Senado

                                                                           
              No último dia 6, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal rejeitou, em caráter definitivo, o Projeto de Lei oriundo da Câmara dos Deputados (PLC nº 140/2010) que visava alterar o art. 9º da Lei 9.394/96 (LDB), para atribuir à União a incumbência de estabelecer, em parceria com os demais entes federados, os conteúdos mínimos de cada ano letivo da educação básica.
A decisão acertada do Senado vai ao encontro das reivindicações da comunidade educacional, que também luta para alterar a meta 7 do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação, cujo conteúdo atribui ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb) a referência exclusiva para medir a qualidade da educação brasileira, na próxima década.

Para os/as educadores/as, as limitações estruturais e conceituais do Ideb não o qualificam como instrumento para a aferição da qualidade da educação, sobretudo por não observar princípios constitucionais, tais como: o da pluralidade do ensino – ao contrário, o Ideb é extraído de testes estandardizados –, da gestão democrática, da valorização profissionais dos trabalhadores da educação, do financiamento – que em última analise é responsável pela omissão na regulamentação do Custo Aluno Qualidade em nosso ordenamento legal.

A CNTE espera que a rejeição do mencionado projeto, no Senado, abra novos canais para a negociação desse importante tema no PNE com o relator da matéria na Câmara dos Deputados, a fim de que o PL 8.035/10 siga com maior grau de consenso ao Senado. (CNTE, 22/03/12)


Fonte: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação/ http://www.cnte.org.br/




terça-feira, 8 de maio de 2012

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Nosso Dia da Família na Escola foi longo e, sendo assim, nossa postagem se estende até hoje. Durante a manhã pelos corredores do Colégio Estadual João Pessoa podemos ver profissionais da área de enfermagem aferindo pressão e aconselhando as pessoas a fazerem uso de uma alimentação mais saudável e uma atenção especial aos alertas que o corpo dá quando podemos ter uma alteração da pressão arterial..





                  A equipe luxuosa que participou com a gente desse sábado pra lá de especial: Renata Estefana, Simone Monteiro, Kátia Araújo, Rosália Berto.    


Algumas mães trouxeram seus rebentos para participar desse dia. Tá pensando que eles ficaram de fora?? Não!! para eles muita diversão, histórias e jogos lúdicos em nossa Brinquedoteca .





                                                                                                                       
                 Esteve presente também o Núcleo Jurídico da Universidade Estácio de Sá que atendia os interessados com o intuito de prestá-lhes, gratuitamente , orientação jurídica sobre diversos assuntos dentro da área de direito, tais como, pensão alimentícia, divórcio,guarda de filhos, previdência social e etc.   







Travamos uma guerra contra a Dengue e contra as Doenças Sexualmente transmissíveis alertando a todos sobre as muitas maneiras de se evitar cada uma delas.
 

                                                                                 


Nosso dia teve fim, obviamente, com um lanche especial e pãezinhos feitos na hora por uma equipe que colocou a mão na massa e nos fêz degustar o que aprenderam a criar naquele dia.