Alunas da turma 3001 do CN fizerama atão esperada visita ao abrigo "Aconchego". Lá distribuiram presentes, kit de higiene, lanche e um bocado de afeto.
A contação de histórias foi o ponto alto do encontro que encantou as crianças e despertou a sensibilidade de todos que lá estavam.
A estruturação do Projeto Sócio-Psico-Pedagógico da instituição Projeto Aconchego está destinado a orientar, direcionar e organizar o trabalho realizado com crianças e adolescentes acolhidos, com a finalidade de amenizar seus problemas e prevenir o seu envolvimento em situações mais desastrosas a que estão expostas, e que fatalmente, os levarão a conduta antissocial. A necessidade de se fazer um trabalho mais planejado e organizado, nos possibilitou a construção do Projeto Sócio-Psico-Pedagógico Institucional que contou com a colaboração de todos os envolvidos no processo de acolhimento como: 01(um) Assistente Social; 01 (um) Psicólogo; 01 (um) Pedagogo; 01 (um) Coordenador e 01 (um) Auxiliar de Coordenação, além do apoio de outros atores que compõem o quadro de funcionários da instituição.
A instituição de acolhimento trabalha com situações de risco, considerando que sua função é oferecer possibilidades e encaminhamentos para superação dos conflitos sociais, que são enfrentados diariamente pelas crianças e adolescentes e suas respectivas famílias.
Para definir a identidade desta instituição, partimos de princípios que a instituição de acolhimento não é isolamento, não é asilo, não é ausência de afeto, não é ausência de vinculação, não é massificação e impessoalidade. Ao contrário, consideramos sendo um lugar de possibilidades, de vinculação, de afetividade e, sobretudo, de instrumentalização para conhecermos e respeitarmos as particularidades de cada indivíduo e de cada situação.
Em consonância com o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e com o Estatuto da criança e do adolescente, Lei de Diretrizes e bases, buscamos fazer um trabalho de acolhimento que possa reafirmar os direitos humanos e, sucessivamente, os direitos fundamentais, principalmente daqueles que ainda se encontram em processo de desenvolvimento. Sabemos que isto só será alcançado se punirmos e repudiarmos qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
As crianças são encaminhadas ao projeto por diversas situações, e com isto buscamos tratar os sintomas, pois os fatores que ocasionam essas situações continuam existindo de forma bem ampla.
Diante da situação cada vez mais grave em que as crianças são acolhidas, torna-se necessário trabalharmos com medidas urgentes e não meramente paliativas, em prol desses futuros adultos de quem o País dependerá um dia.
A intenção da instituição é de criar, possibilitar e abrir para os acolhidos espaços de crescimento, com o dever de cuidá-lo materialmente, e de assisti-lo em todos os aspectos de sua formação humana, para que ao saírem da instituição possam ser observados grandes avanços em seu desenvolvimento em relação a sua entrada, situação que evidencia que o acolhimento não é um tempo morto e sem eficácia, visto que, a instituição de acolhimento é medida provisória e excepcional, não implicando privação de liberdade (Art.101-ECA). A proposta é está aproximando o convívio institucional do convívio familiar de origem para que possam construir uma relação de pertinência ao seu grupo de iguais e com isso, reforçar o vínculo familiar e sua relação com a comunidade a qual se inserem.
Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog
ResponderExcluir