terça-feira, 20 de março de 2012
CAMPOS RECEBE A 2° EDIÇÃO DO CAFÉ COM DIRETORES 2012
A nova etapa de encontros vai reunir mais de 2.300 profissionais da rede estadual de ensino
O secretário de estado de Educação, Wilson Risolia, deu início, nesta sexta-feira (16/03), no município de Campos de Goytacazes, a mais uma etapa do projeto Café com Diretores. O evento foi criado em 2011 para promover a integração dos gestores das unidades escolares de todo o estado, aproximando diretores regionais e escolares, professoresinspetores escolares e integrantes do grupo de trabalho (IGTs), dos profissionais do órgão central da Seeduc.
O objetivo dos encontros é debater as principais ações e diretrizes que deverão ser multiplicadas à comunidade escolar (professores, funcionários administrativos, responsáveis e alunos). A primeira edição, realizada por ocasião do lançamento do Planejamento Estratégico da Seeduc, foi considerada um sucesso.
No evento, o secretário apresentou, aos profissionais das regiões Norte e Noroeste Fluminense, a prestação de contas de 2011 e falou ainda sobre as ações para 2012, a definição de metas, os planos e o acompanhamento sistemático dos resultados nas escolas, Regionais e Seeduc. Outros temas abordados foram o reforço escolar, os processos seletivos, a intensificação de reformas nas escolas e a elaboração e implantação do programa de Desenvolvimento Gerencial e Desenvolvimento de Lideranças.
- Segundo levantamento da Seeduc, percebemos a redução das desigualdades na rede, fator importante, principalmente, quando se trata de políticas públicas. – destacou o secretário Risolia.
Durante o encontro, também foram exibidos vídeos sobre o projeto Jovens Turistas, que premiou as escolas com melhores resultados nos Saerjinhos de 2011, e sobre as ações desenvolvidas pelo Colégio Estadual Chequer Jorge, de Itaperuna, que criou um plano para incentivar os alunos a melhorarem o desempenho nas avaliações.
- O evento manteve o nível e a participação do ano passado. O resultado de algumas escolas bem sucedidas servirá de exemplo para outras escolas, tendo como exemplo o Colégio Oscar Batista, melhor colocado no Saerj – disse o diretor administrativo da Regional Norte Fluminense, José Alexandre Maron Pettersen.
Para a diretora pedagógica da Regional Noroeste Fluminense, a oportunidade de estar com um secretário de Estado era pouco comum anteriormente.
- Agora, os diretores têm um contato direto para amadurecer o diálogo iniciado no evento de 2011. Depois da primeira visita a nossa região, no ano passado, o secretário já retornou diversas vezes, o que nos alegra muito.
Saiba mais sobre o Café com Diretores
Como no ano anterior, o evento vai receber 1.357 diretores escolares e 29 diretores regionais, mas contará também com a presença de 539 professores inspetores escolares e 225 IGTs. Serão oito encontros, nos meses de março, abril, maio e junho, nos municípios de Campos dos Goytacazes (01), Nova Friburgo (01), Petrópolis (01), Volta Redonda (01), Niterói (01), Nova Iguaçu (01) e Rio de Janeiro (02).
A proposta do projeto é consolidar a parceria iniciada em 2011 e manter o diálogo informal e estreito com todas as unidades escolares do estado sobre os assuntos pertinentes para o bom funcionamento das escolas e uma oferta de ensino de qualidade para os estudantes da rede estadual de ensino.
Veja o depoimento de alguns diretores:
- É muito importante ter esse tipo de contato. Temos o apoio da Regional, mas ter as nossas questões ouvidas diretamente pelo secretário faz com que nos tornemos mais fortes. É uma injeção de ânimo - Viviane Barcelos, CE D. Otaviano de Albuquerque, em Campos dos Goytacazes.
- Os encontros são estimulantes e nos são mais gás e mais vontade de colocar os projetos em prática - Zinauzia Maria Chaves Vasconcellos, CE Antonio Barcellos, em Conceição de Macabu.
- O secretário tem as respostas para os questionamentos dos professores. Isso ajuda a transmitir aos professores tudo o que está sendo feito no estado de forma clara - Beatriz Barbosa, do CE Benta Pereira, em Campos dos Goytacazes, que está completando 100 anos de fundação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário