quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bate Papo


Autora: Adriana Medeiros.



Título: A esperança de um planeta sustentável para cidadãos do século XXI



Público alvo: Alunos do Ensino Médio do Curso de Formação de Professores.



Tema: O Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento que tem duração, cada vídeo, de 60 seg. Baseado nos vídeos que tem como tema “Acabou a Gasolina” proponho um debate que gire em torno da importância do petróleo, que é a matriz da gasolina, e seus contras> A necessidade de um mundo menos poluído, a reação que a natureza tem diante do caos instalado, principalmente pelos excessos humanos.



Pretendemos apenas que se ensine a todos a conhecer os fundamentos, as razões e os objetivos de todas as coisas principais, tanto das que existem na natureza, como das que se fabricam, pois somos colocados no mundo não somente para que nos façamos de espectadores, mas também de atores. (Comenius. Didática Magna. Fundação Calousta Gulbenkin, p. 146.)



É importante que o conceito de preservação e respeito a natureza desempenhe seu papel na formação de competências básicas do cidadão do século XXI, no sentido de promover uma aprendizagem com compreensão e que valorize o papel ativo do aluno na construção de seu conhecimento e na transformação de seu ambiente.



Objetivo: Promover um debate (com atividades práticas envolvidas) junto aos alunos do Ensino Médio sobre o sentido da mudança. Novas competências demandam novos conhecimentos. Para tanto, o ensino de consciência da preservação prestará sua contribuição se forem exploradas metodologias que priorizem a criação de estratégias, a formulação e comprovação de conjecturas, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico, e que favoreçam a criatividade, o trabalho coletivo, a iniciativa pessoal e a autonomia.



Conteúdo: Apresentação de vídeos do Festival do Minuto que metaforicamente apresentam ou apontam os problemas que enfrentamos com o excesso de poluentes e a demonstração de soluções lúdicas para a solução de algumas situações. Apresentar,discutir e instigar a respeito de nossa participação para reestruturar a natureza,deixando claro que é um processo lento e longo.

Apresentar palavras e imagens levando-os a produzir textos, frases, poemas ou desenhos, que exemplifiquem o debate e os vídeos assistidos, fazendo uso de toda a sua criatividade e capacidade de síntese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário