quinta-feira, 12 de agosto de 2010

REFORÇO DO ENEM

Iniciou-se ontem na rede estadual a primeira aula da segunda edição do projeto REFORÇO NOVO ENEM. Entre as mais de trezentas unidades escolares que recebem o programa está o C.E João Pessoa,em Campos dos Goitacazes.
Os alunos estavam excitados com o fato de poderem ter mais um meio de tirar suas dúvidas , adquirir mais conhecimento e expandir ainda mais a sua investigação a respeito dos conteúdos.
As aulas abrangem as matérias abordades pelo conteúdo programático do Exame Nacional do Ensino Médio , e são ministradas em sistema audiovisual e semepresencial através de vídeos gravados  e projetados a partir de DVDs para os alunos.A exibição das videoaulas acontecem às segundas,quartas e sextas-feiras,com duração de três horas e meia.
Tudo isso parece ser muito bom se ,de fato,suprisse a necessidade do aluno que se coloca a disposição de participar desses encontros,mas que afirmam não terem visto uma real ajuda no formato estabelecido,pois,segundo alguns deles, trata-se de apresentações cansativas ,onde suas indagações não são depuradas. Argumentaram ,também a postura de quem ministra as videoaulas,que segundo eles ,quando questionados sobre vários temas ,responderam que só poderiam tirar dúvidas no que diz respeito ao estudo da Língua Portuguesa.
Parece que mais uma vez o governo falhou ...Ai vem a tona as perguntas que não querem e não podem calar... Estamos ,de fato, sendo preparados para a prova do ENEM como estão sendo preparados os alunos oriundos  da rede privada? Podemos padronizar o"vestibular" e não padronizar o ensino?? Numa sociedade democrática,não deveríamos analisar as reais dificuldades e realmente tentar vence-las?
Espero que outros alunos tenham uma outra visão do projeto ,que parece ser ótimo, mas que talvez precise ser aplicado a partir de cada realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário