quinta-feira, 31 de maio de 2012

PARA REFLETIR

Tantas são as questões, tantos são os pensamentos e conceitos que no fundo esquecemos de nos apontar e assumirmos que somos humanos e, logo, nos equivocamos com alguns argumentos.
Para o fim de semana deixo de presente o vídeo da Viviane Mosé, que tanto adimiro, para uma reflexão do que, ainda, podemos construir se estivermos com disposição para mudar tacanhos pensamentos.

"... o problema é mais fundo, diz respeito à nossa humanidade. O problema não diz respeito á escola, não tem política do governo que vai resolver. Se não entendermos que a humanidade tem que sair de sua eterna adolescência. Vamos aprender a perder, a sofrer, a lidar com as perdas, com as contradições... a grande questão é o conceito que o ser humano tem de si mesmo e do mundo. O mundo não é um lugar onde a gente veio pra se dar bem... não é! entende?... "vim pro mundo pra me dar bem!"... esse aí não tem valor pra vida; isso 'não existe' e nem é uma pessoa alegre. Alegre é compartilhar...a alegria é compartilhada. Pensa nisso..."

Comungo dos mesmos anseios e, acho, que a vida, em geral, é pra ser compartilhada.

                                                                                 

terça-feira, 29 de maio de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Prazo de inscrição na olimpíada é prorrogado até 22 de junho



                                                                     
Secretarias de educação de estados, municípios e Distrito Federal e escolas públicas da rede de educação básica têm novo prazo para fazer a inscrição na terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Previsto inicialmente para se encerrar nesta sexta-feira (25/05), o período de inscrições foi prorrogado até 22 de junho próximo. O processo tem duas etapas. A primeira, de adesão das secretarias estaduais e municipais de educação; a segunda, das escolas.
A olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A proposta da competição é estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre estudantes da educação básica pública, que vão desenvolver, em quatro gêneros, o tema “O Lugar onde Vivo”. Alunos do quinto e do sexto anos do ensino fundamental abordarão o tema na forma de poemas; do sétimo e oitavo, de memórias literárias; do nono ano do ensino fundamental e da primeira série do ensino médio, de crônicas; da segunda e da terceira séries do ensino médio, de artigos de opinião.
A olimpíada também proporciona capacitação a professores. Ao acompanhar seus alunos na competição, eles integram um processo de formação. As redes oferecem cursos e oficinas de revisão de conteúdos de língua portuguesa.
Prêmios — Dividida em etapas, a seleção dos trabalhos elaborados pelos estudantes começa na escola, passa por município, estado e região e chega ao âmbito nacional. A premiação compreende entrega de medalhas, obras literárias, microcomputadores e aparelhos de som portáteis, entre outros itens, a 20 estudantes e 20 professores. Nas fases intermediárias há prêmios também para alunos e docentes e para as escolas.
Na segunda edição, em 2010, a olimpíada teve a participação de aproximadamente 7 milhões de alunos e de 239,4 mil professores, representantes de 60,1 mil escolas públicas.
As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem ser feitas pela internet, na página Comunidade Virtual.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC





sexta-feira, 25 de maio de 2012

PARAÍSOS ARTIFICIAIS E A NOSSA REAL MESA REDONDA


                                                                       
Como anunciado em uma postagem anterior, recebemos ontem para uma mesa redonda professores e atristas para um debate, papo, passeio pelo tão "polêmico" filme de Marcus Prado, Paraísos Artificiais.
Presentes neste encontro estavam: Jackeline Baptista- Diretora Geral do Colégio Estadual João Pessoa- que percebendo o equívoco que a proposta do filme gerou decidiu que o melhor a ser feito era estimular uma conversa sobre s vários temas abordados no longa e acertou com essa iniciativa criando um bate-papo rico em perguntas, respostas e argumentações.
Nesta mesa estavam também Toninho Ferreira- ator, humorista e poeta- que de maneira precisa e lúdica apresentou seu ponto de vista a respeito do filme, a O.T da U.E, Adriana Medeiros- atriz, poeta,cantora e formada em Português e Literaturas que apresentou aspéctos literários e estéticos do filme , a professora Neiva Sampaio que trabalha no setor de ensino da regional e é especialista em sexualidade humana.
Transcrever aqui como foi ese encontro é, simplismente, impossível, mas garanto que foi um raro momento de troca e honestidade, no que diz respeito ao que foi questionado e a maneira como foi esclarecido.
Procuramos, cada um ao seu modo, revelar para eles aspéctos tão ricos no filme, mostrar que atrás de cada cena existe um longo estudo, que não se deve entrar em uma casa de espetáculos, seja ela qual for,e sair  sem uma mudança no pensamento, sem um novo elemento a ser questionado e que partindo do título de uma obra, por exemplo, podemos descobrir mil coisas, o que acontece em Paraísos Artifíciais que é também o título de um dos ensaios do precursor do simbolismo, Charles Baudelaire, onde ele revela de maneira confessional suas experências com ópio, haxixe e vinho.
O filme é, de certa forma, o retrato perfeito de uma parcela da classe média brasileira, aquela “que sofre” e aquela que é tão restrita a ponto de transformar em mágica do destino alguns de seus hábitos mais corriqueiros. Os personagens, todos aparentemente bem criados, são os agentes das suas próprias tragédias, fazendo das drogas o ponto de partida de seus problemas. O filme de Prado, contudo, em nenhum momento levanta a bandeira de conscientização. Seu retrato das drogas é limpo e sua mensagem clara: “as drogas são o que você quer, levam para onde você quer”, diz Mark (Roney Villela), personagem que encarna uma espécie de guru lisérgico na trama. Logo, o problema não são as drogas, mas a índole dos usuários e até sua falta de conhecimento ou a ilusão de que nada pode acontecer e de que quando se é jovem somos destemidos e grandes heróis.
Diante de uma gente atenta e ávida de entendimento tivemos um encontro que foi, na verdade, uma troca e reforçou em cada um que lá esteve que a educação não é e não pode ser uma via de mão única, ela  sempre será uma troca.
Valeu o encontro!!!

O ator e humorista Toninho Ferreira instigando os alunos a apresentarem seus pontos de vista sobre o filme.

A diretora Jackeline, Toninho,as professoras Luciana e Renata junto com os alunos do 2° e 3° anos.

Pelo semblante de cada um podemos imaginar o quanto foi porveitoso o encontro.

                                                                     Valeu!!!                                                                       
                                                                           

 
                                                                                   
                                                                 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

REUNIÃO COM IGTs

No último dia 10/05 aconteceu uma reunião no LIED do Colégio Estadual João Pessoa com diretores de várias escolas. O assunto da pauta foi o uso do Modus 19.
Sistema MODUS Educação é uma ferramenta criada para facilitar o gerenciamento dos processos e resultados da rede, pois utiliza um banco de dados centralizado, que permite o acompanhamento das informações, reduzindo consideravelmente a utilização de planilhas e sistemas paralelos de informação não integrados.
O treinamento foi ministrado pelas IGTs: Célia e Maria Adriana. Durante o treinamento esteve presente também a Coordenadora de Gestão da rede, Tamara Cecília Gomes.


 Oentusiamo das IGTs transmitindo conhecimento aos diretores

A coordenadora de Gestão da rede, Tamara Cecília

Diretores em ação !!!!!


Diretores compenatrados!!!


Tamara Cecília e a O.T Adriana Medeiros.
                                                             
                                                        
                                                                                                                                                                                                
                                                   

CINEMA PARA TODOS

                                                                 

“O Cinema Para Todos é um Programa do plano estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e uma realização da Secretaria do Estado de Cultura e da Secretaria do Estado de Educação em parceria com o ICEM – Instituto Cultura Em Movimento, visando estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual de ensino às salas de cinema”.
Na semana passada alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual João Pessoa foram assistir ao filme "Paraísos Artifíciais" que levanta questões como : uso de drogas, sexo sem proteção e maternidade na adolescencia e homossexualismo.
São temeas pertinentes aos dias de hoje e que precisam ser discutidos com nossos alunos.
A proposta do Colégio Estadual João Pessoa é montar um debate sobre os temas abordados no filme tecendo uma linguagem coloquial que permitirá ao aluno uma expressiva participação.


Sinopse

Em uma paradisíaca praia do Nordeste brasileiro, Shangri-La – um enorme festival de arte e cultura alternativa – é pano de fundo de experiências sensoriais intensas entre três distintos jovens contemporâneos: Nando (Luca Bianchi), a DJ Érika (Nathalia Dill) e sua melhor amiga Lara (Lívia de Bueno). Sem que percebam, como meras peças de um caótico jogo do destino, o encontro muda radicalmente suas vidas para sempre.

Uma trama envolvente, em pleno boom da música eletrônica no Brasil, que apresenta uma comovente história de amor e superação, o envolvimento de jovens de classe média no tráfico internacional de entorpecentes, intensas celebrações, conflitos e destinos cruzados pelo tempo.


Dos produtores de Tropa de Elite I e II, PARAÍSOS ARTIFICIAIS é um filme de Marcos Prado - premiado diretor de Estamira - e foi rodado em Amsterdam, no Recife e no Rio de Janeiro.



                                                                           
                                                                            
                                                                    




PARA REFLETIR

       Currículo mínimo é rejeitado no Senado

                                                                           
              No último dia 6, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal rejeitou, em caráter definitivo, o Projeto de Lei oriundo da Câmara dos Deputados (PLC nº 140/2010) que visava alterar o art. 9º da Lei 9.394/96 (LDB), para atribuir à União a incumbência de estabelecer, em parceria com os demais entes federados, os conteúdos mínimos de cada ano letivo da educação básica.
A decisão acertada do Senado vai ao encontro das reivindicações da comunidade educacional, que também luta para alterar a meta 7 do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação, cujo conteúdo atribui ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb) a referência exclusiva para medir a qualidade da educação brasileira, na próxima década.

Para os/as educadores/as, as limitações estruturais e conceituais do Ideb não o qualificam como instrumento para a aferição da qualidade da educação, sobretudo por não observar princípios constitucionais, tais como: o da pluralidade do ensino – ao contrário, o Ideb é extraído de testes estandardizados –, da gestão democrática, da valorização profissionais dos trabalhadores da educação, do financiamento – que em última analise é responsável pela omissão na regulamentação do Custo Aluno Qualidade em nosso ordenamento legal.

A CNTE espera que a rejeição do mencionado projeto, no Senado, abra novos canais para a negociação desse importante tema no PNE com o relator da matéria na Câmara dos Deputados, a fim de que o PL 8.035/10 siga com maior grau de consenso ao Senado. (CNTE, 22/03/12)


Fonte: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação/ http://www.cnte.org.br/




terça-feira, 8 de maio de 2012

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Nosso Dia da Família na Escola foi longo e, sendo assim, nossa postagem se estende até hoje. Durante a manhã pelos corredores do Colégio Estadual João Pessoa podemos ver profissionais da área de enfermagem aferindo pressão e aconselhando as pessoas a fazerem uso de uma alimentação mais saudável e uma atenção especial aos alertas que o corpo dá quando podemos ter uma alteração da pressão arterial..





                  A equipe luxuosa que participou com a gente desse sábado pra lá de especial: Renata Estefana, Simone Monteiro, Kátia Araújo, Rosália Berto.    


Algumas mães trouxeram seus rebentos para participar desse dia. Tá pensando que eles ficaram de fora?? Não!! para eles muita diversão, histórias e jogos lúdicos em nossa Brinquedoteca .





                                                                                                                       
                 Esteve presente também o Núcleo Jurídico da Universidade Estácio de Sá que atendia os interessados com o intuito de prestá-lhes, gratuitamente , orientação jurídica sobre diversos assuntos dentro da área de direito, tais como, pensão alimentícia, divórcio,guarda de filhos, previdência social e etc.   







Travamos uma guerra contra a Dengue e contra as Doenças Sexualmente transmissíveis alertando a todos sobre as muitas maneiras de se evitar cada uma delas.
 

                                                                                 


Nosso dia teve fim, obviamente, com um lanche especial e pãezinhos feitos na hora por uma equipe que colocou a mão na massa e nos fêz degustar o que aprenderam a criar naquele dia.