segunda-feira, 8 de novembro de 2010

6ª Bienal do Livro de Campos

Programação da 6ª Bienal do Livro




A programação oficial da 6ª Bienal do Livro, , na praça São Salvador, foi lançada oficialmente , pelo presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima - a promotora do evento -, Avelino Ferreira, além da secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu. Entre os nomes da literatura nacional e internacional, estão o poeta Ferreira Gullar, que será homenageado, Luiz Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Ondjaki, Bia Bedran, Laura Muller, entre outros.

O evento fará um tributo a escritora Rachel de Queiroz que, se estivesse viva, completaria 100 anos dois dias antes da abertura da Bienal do Livro. Com isso, Campos e região poderá conferir parte da vida e da obra da escritora, que estará exposta próxima ao monumento ao expedicionário. E, ainda, haverá homenagem ao poeta Ferreira Gullar, que fez 80 anos este ano e continua dando uma lição de vida para os mais jovens e espalhando cultura por todo o país.

São cerca de 10 mil metros quadrados de área, para crianças, jovens e adultos, que estarão espalhados na Caverna de Leitura, Arena Cultural, Café Literário e Botequim Literário. Segundo Avelino Ferreira, vários escritores de Campos já agendaram lançamento de seus livros. Entre eles, Roberto Ribeiro, “O Menino Rei - A voz privilegiada do Samba”; “Chicletes e Prazer”, romance de Márcio Aquino; “O Multiforme Desafio do Setor Sucroalcooleiro de Campos dos Goytacazes-RJ”, dissertação de Mestrado de Dilcéa de Araújo Vieira Smiderle; “10 esquinas que passei”, livro de crônicas de Ronaldo Linhares; “Liceu de Humanidades de Campos – Poesia e Prosa para uma homenagem (Volume 3)”, de Cristina Lima; e o “Jacaré Lelé”, de Antônio Marcos Firmino.

Paralela as mesas redondas, palestras, sessões de autógrafos, bate papo com escritores e shows, a 6ª Bienal do Livro contará, também, com atividades paralelas. Um deles será o Campeonato de Lançamento de Foguetes à Base de Água. Os foguetes foram produzidos por alunos da rede municipal. Para isso, estarão em Campos o astrônomo Marcos Pontes e a iraniana, Anaosh Ansari. O astrônomo Rogério Mourão, hoje com 85 livros publicados, também confirmou presença no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário