quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Corujas,Poesias & Sonhos



Corujas, Poesias & Sonhos



A partir desse mês, alunos da rede estadual serão convidados a conviver com a poesia e terão a oportunidade de se tornar jovens escritores. Além disso, vão poder disputar um prêmio de 1000 euros. As ações vão fazer parte do projeto TransVERSO e PROSA, “O Sonho que eu tenho coragem de Sonhar”, que tem por objetivo estimular a leitura, a criação de textos, o protagonismo e levar os estudantes a exteriorizarem sentimentos e aspirações através da criação de textos. Corujões da Poesia e o Prêmio Alquimista são os atuais destaques do programa.

A ideia de promover o exercício da poesia e da construção de sonhos, junto aos alunos de 14 a 18 anos do Ensino Médio da rede estadual, surgiu da parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Instituto Paulo Coelho - instituição financiada exclusivamente pelos direitos autorais do escritor – e com a Universidade Salgado de Oliveira – que, desde 2005 realiza o projeto de extensão universitária Corujão da Poesia – Universo de Leitura. O Corujão é uma vigília semanal de poesia, literatura e música que acontece em alguns pontos da cidade, tem entrada franca e microfone aberto para todos que queiram se manifestar artisticamente.

O projeto irá levar o Corujão da Poesia para 20 escolas da rede, onde poetas, escritores e músicos farão apresentações e dividirão a cena com os estudantes. Será uma oportunidade para que alunos e professores criem novos espaços sociais, viabilizando o contato com o universo da leitura e a vivência, dentro da sala de aula, do que acontece no mundo da poesia e da literatura. Essa etapa piloto vai abranger unidades escolares em diversos colégios da Zona Oeste, Norte e Sul do Rio, e dos municípios de Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti.

Através de um trabalho que será realizado em parceria com os professores de Literatura e Língua Portuguesa, os estudantes serão incentivados a participar do projeto produzindo textos dentro do tema “O Sonho que eu tenho coragem de Sonhar”.

Haverá uma seleção dos 100 melhores trabalhos para a publicação de um livro pela SEEDUC, que levará o mesmo título que dá nome ao projeto. As ilustrações ficarão por conta dos alunos do Solar Meninos de Luz, da comunidade Pavão-Pavãozinho, grupo que conta com o apoio do Instituto Paulo Coelho. Eles vão mostrar o seu olhar sobre o que será produzido pelos alunos da rede estadual. Haverá, assim, um proveitoso intercâmbio cultural e artístico entre os grupos.

O melhor trabalho vai receber o prêmio O Alquimista – uma coleção completa e autografada das obras de Paulo Coelho, além de 1000 euros. O vencedor, demais participantes e professores, serão parabenizados pelo mago com um vídeo produzido especialmente para a ocasião. Haverá uma solenidade para a entrega do Prêmio.

Além do fortalecimento da capacidade inventiva e de abstração dos jovens, peças fundamentais para desenvolver a auto-estima e a ousadia em sonhar, o projeto pretende ainda estabelecer um aprimoramento técnico, aproximando os alunos de uma forma diferenciada da língua portuguesa no ambiente escolar e, num processo espontâneo, desmitificar o seu uso, melhorando o rendimento em várias disciplinas.


As inscrições deverão ser feitas no endereço www.conexaoaluno.rj.gov.br, onde os interessados poderão encontrar mais informações sobre como participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário