quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Enem

Exame Nacional do Ensino Médio





O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é o assunto do momento entre os estudantes do último ano das escolas da rede estadual. No próximo sábado, dia 6 de novembro, alunos de todo o país vão tentar garantir uma vaga na universidade e até mesmo uma bolsa do ProUni.
Para aqueles que ainda se sentem confusos em meio a tantas novidades, aqui vão algumas dicas. Em primeiro lugar, decorar não adianta, sendo assim, o jeito é estudar. É preciso entender o conteúdo das disciplinas, ler e ampliar sempre o vocabulário e ficar ‘antenado’ com os temas da atualidade. A prova terá cinco horas de duração, com questões que requerem raciocínio lógico e a redação.
De acordo com Lilian Amorim, gestora do projeto Reforço Novo Enem na Secretaria de Estado de Educação, a preparação é fundamental. Os simulados também têm uma função importante antes da prova. “Nós aplicamos um simulado nas escolas públicas, que pode dar uma noção de como será a prova do Enem. Além disso, o projeto de reforço escolar, com vídeos didáticos, foi feito em cima da matriz do exame e todas as aulas foram pensadas pelos professores e pela coordenação pedagógica”, disse a gestora.
Felipe Alves de Oliveira, de 18 anos, está no 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manuel de Abreu, em Niterói, e aproveita as horas vagas para estudar. “Estou estudando bastante e ando bem ansioso porque nunca tive essa experiência. Ano passado queria me inscrever, mas não consegui. Pretendo cursar Administração na UFF e vou me basear no conteúdo das apostilas que recebi do reforço escolar”, contou Felipe.
O Enem é considerado a maior avaliação do país e exige uma preparação diferenciada dos vestibulares tradicionais, que normalmente dividem as provas nas disciplinas de matemática, português, física, química, biologia, literatura, geografia, história e língua estrangeira, além da redação. Uma das habilidades testadas nas provas, por exemplo, é a interpretação de tabelas e gráficos.
Além do reforço, alguns alunos estão fazendo cursinho, o que também ajuda na preparação. João Vanderson de Oliveira Ossola, 18 anos, estudante do 3º do Colégio Estadual Horácio de Macedo, é um desses casos. Ele pretende estudar Engenharia Química em alguma universidade pública. “Além da escola, também faço curso técnico em construção civil e participo do pré-vestibular social. Estou gostando muito, as aulas são boas e estou conseguindo tirar todas as dúvidas. Me inscrevi no Enem no ano passado para saber como era e este ano estou bem mais tranquilo”, disse.
É importante se manter atualizado para ter uma visão ampla de temas cotidianos. Resolver provas antigas, fazer simulados e praticar a redação (desenvolver um argumento é um dos critérios para uma boa nota, é importante treinar a escrita) também ajudam muito na hora da prova. Confira outras dicas:
Cada um tem um ritmo - Determine seu horário de estudo sem se preocupar com o horário escolhido pelo colega.



O dia da prova


Os estudantes poderão usar apenas caneta esferográfica preta. Está proibida a entrada de lápis, borracha, relógio, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.



Serão aceitos apenas documento de identificação original e cartão de confirmação da inscrição, que foi enviado pelo correio. As provas ocorrerão das 13h às 17h30 de 6 de novembro, e das 13h às 18h30, do dia 7.



Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília. Não será permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado. O MEC recomenda chegada com uma hora de antecedência. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário