terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pré - Matrícula Online

Pré-matrícula online da rede estadual termina no domingo

Estudantes da rede estadual de ensino têm até o próximo domingo, dia 28, para efetuarem a pré-matrícula online para o ano letivo de 2011. A Secretaria de Estado de Educação informa que até às 16h da última segunda-feira, dia 22, foram realizadas, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, 122.395 inscrições. Deste total, 83.159 são para a 1ª série do Ensino Médio (incluindo a série equivalente do Ensino Normal, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. As outras 39.236 inscrições são para o 6º ano do Ensino Fundamental (incluindo a série equivalente da Educação de Jovens e Adultos).

No ato da pré-matrícula, o candidato deverá registrar a série e o turno pretendidos, e poderá cadastrar até cinco unidades escolares de sua preferência. Serão requisitados dados pessoais, como nome completo; data de nascimento; número da matrícula (caso já seja aluno da rede estadual, querendo mudar de escola); sexo; estado civil; nacionalidade; naturalidade; endereço; telefones e email, se possuir; número da Carteira de Identidade, se possuir, e órgão expedidor; filiação; CPF do aluno ou do responsável, e dados da certidão de nascimento ou de casamento. Também será necessário declarar se é pessoa com necessidades especiais e a rede escolar de origem - no caso de estar afastado da escola, informando o tempo de afastamento.

A Secretaria de Educação lembra que a ordem de inscrição não influencia na alocação dos candidatos, porém, é preciso estar atento ao prazo. A distribuição de vagas será feita de acordo com a disponibilidade física de cada unidade escolar e o tipo de atendimento prestado pela instituição, seguindo critérios previamente definidos, como preferência à pessoa com deficiência; preferência para crianças e adolescentes com até 18 anos incompletos; permanência do aluno na rede pública de ensino e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o estudante mais novo.

A partir do dia 20 de dezembro, a Secretaria de Educação vai divulgar no site Matrícula Fácil o resultado das alocações. A consulta online poderá ser feira pelo número de inscrição do candidato. As informações também serão enviadas individualmente por e-mail e SMS, desde que os dados tenham sido cadastrados na pré-matrícula. Passadas as etapas de inscrição e alocação, será necessário confirmar a matrícula, na própria escola, no período de 05 a 14 janeiro de 2011. Neste mesmo período, será realizada a matrícula para as demais séries, presencial nas unidades escolares.

Para a fase presencial da matrícula, o candidato deverá ter em mãos a carteira de identidade original ou documento que a substitua (certidão de nascimento ou casamento); histórico escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou; carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia; laudo de deficiências declaradas (se for o caso) e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário